Rival de Fangio e maior vencedor sem título: relembre a carreira de Stirling Moss na F1
Piloto britânico tem grande aproveitamento de vitórias e triunfou mais vezes do que vários campeões da F1
O domingo de Páscoa começou com uma triste notícia para os fãs do esporte a motor pelo mundo: Sir Stirling Moss, ícone da Fórmula 1 nas primeiras décadas da categoria, morreu aos 90 anos. Apesar de não ter sido campeão, o britânico foi um dos maiores pilotos da história.
Leia também:
Com um total de quatro vice-campeonatos e 16 vitórias nas décadas 1950 e 1960 (veja abaixo), ele empolgou os fãs britânicos nos circuitos, mas vários fatores lhe impediram de alcançar o maior título do automobilismo mundial.
De todo modo, Moss é conhecido como o 'campeão mundial sem título'. O britânico foi um dos maiores competidores de todos os tempos da F1, mas ficou 'no quase' por quatro vezes consecutivas entre as temporadas 1955 e 1958.
A concorrência interna do lendário argentino Juan Manuel Fangio na Mercedes, os problemas de confiabilidade na Vanwall e os graves acidentes em Spa-Francorchamps e Goodwood tiraram de Moss a chance de levantar a taça da F1.
Mas o Sir tem uma estatística marcante: é o piloto com mais triunfos e sem campeonatos na F1, tendo subido no alto do pódio em mais oportunidades do que campeões como o brasileiro Emerson Fittipaldi, os ingleses James Hunt e Jenson Button e o australiano Jack Brabham, entre outros.
Moss e cia: os pilotos com mais vitórias e sem título na história da F1; confira
*A lista considera apenas competidores que já encerraram passagem na F1
No âmbito dos britânicos, Moss é ainda mais importante: em termos de vitórias, ele foi o maior piloto da Grã-Bretanha até 1991, quando foi superado por Nigel Mansell, campeão da F1 em 1992. A conta não inclui os representantes da Escócia, como Jackie Stewart e Jim Clark.
Ao todo, Moss registrou 16 triunfos em apenas 66 largadas, com o altíssimo aproveitamento de 24%. Também foram 16 pole positions, além de 24 pódios e 19 voltas mais rápidas. Na lista abaixo, o britânico é o único não-campeão entre os 20 maiores vencedores da F1. Veja:
| Pos. | Piloto | Vitórias | Porcentagem |
| 1 | SCHUMACHER, Michael | 91 | 29.64 |
| 2 | HAMILTON, Lewis | 84 | 33.60 |
| 3 | VETTEL, Sebastian | 53 | 22.08 |
| 4 | PROST, Alain | 51 | 25.63 |
| 5 | SENNA, Ayrton | 41 | 25.47 |
| 6 | ALONSO, Fernando | 32 | 10.26 |
| 7 | MANSELL, Nigel | 31 | 16.58 |
| 8 | STEWART, Jackie | 27 | 27.27 |
| 9 | CLARK, Jim | 25 | 34.72 |
| 10 | LAUDA, Niki | 25 | 14.62 |
| 11 | FANGIO, Juan Manuel | 24 | 47.06 |
| 12 | PIQUET, Nelson | 23 | 11.27 |
| 13 | ROSBERG, Nico | 23 | 11.17 |
| 14 | HILL, Damon | 22 | 19.13 |
| 15 | RAIKKONEN, Kimi | 21 | 6.71 |
| 16 | HAKKINEN, Mika | 20 | 12.42 |
| 17 | MOSS, Stirling | 16 | 24.24 |
| 18 | BUTTON, Jenson | 15 | 4.90 |
| 19 | HILL, Graham | 14 | 8.00 |
| 20 | BRABHAM, Jack | 14 | 11.38 |
Rival das equipes de Moss, Aston Martin voltará à F1; entenda como no vídeo abaixo
PODCAST Motorsport.com: Há vida feliz no automobilismo fora da Fórmula 1?
.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Entenda pontos do processo de Massa em busca do título de 2008 após documentos virem à tona; Ecclestone, F1 e FIA reagem
Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC
Mari Becker retorna à cobertura de F1 da Band; entenda a situação
F1: A dúvida sobre Fangio que Moss levou para o túmulo
Conheça a história do circuito mais longo a sediar um GP de F1
A curiosa estatística da F1 em Miami que não se repetia desde 1957
Últimas notícias
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.