Apple vence disputa pelos direitos de transmissão da F1 nos EUA
Gigante da tecnologia assume o lugar da ESPN como 'a casa da F1' no país norte-americano

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
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A plataforma de streaming Apple TV venceu a disputa para transmitir com exclusividade a Fórmula 1 nos Estados Unidos a partir de 2026, assinando um contrato de cinco anos com o detentor dos direitos comerciais da categoria máxima do automobilismo.
A Apple já era uma das favoritas na disputa contra a atual detentora dos direitos, ESPN, para assumir os direitos de streaming da F1 nos EUA, sendo também a responsável pelo blockbuster 'F1: O Filme', que se tornou o filme esportivo de maior bilheteria de todos os tempos.
Durante o final de semana do GP dos Estados Unidos em Austin, a Apple e a gestão da F1 (FOM) anunciaram oficialmente que fecharam um acordo de cinco anos para levar a série à plataforma de streaming da gigante de tecnologia Apple TV entre 2026 e 2031.
Não foram divulgados valores, mas o Motorsport.com apurou que a Apple desembolsará mais de 140 milhões de dólares por ano (ou mais de R$ 760 milhões) pelo acordo de exclusividade nos EUA, um aumento significativo em comparação aos 90 milhões de dólares anuais que a ESPN pagava desde 2023.
A partir de 2026, todas as sessões de treinos, classificatórias e corridas da F1 estarão disponíveis para assinantes da Apple TV, com algumas corridas e sessões de treino selecionadas disponíveis gratuitamente no aplicativo. Também haverá opção de idioma em espanhol.
O contrato com a Apple significa que o serviço atual F1 TV desaparecerá como aplicativo independente nos EUA, mas o F1 TV Premium será incorporado à assinatura regular da Apple TV, que custa 12,99 dólares por mês, sem custo adicional.

Tim Cook e Eddy Cue da Apple na estreia mundial de F1: O Filme
Foto: Getty Images
O acordo de streaming também representa uma mudança histórica na transmissão da F1, à medida que o esporte atrai uma base de fãs mais jovem e diversificada em sua era Drive to Survive.
A Pesquisa Global de Fãs de 2025, conduzida pela Motorsport Network e a Fórmula 1, revelou que 47% dos novos fãs de F1 nos EUA têm entre 18 e 24 anos, e mais da metade são mulheres, com os públicos mais jovens sendo mais propensos a recorrer aos serviços de streaming do que à TV linear.
“Esta é uma parceria incrivelmente empolgante tanto para a Fórmula 1 quanto para a Apple, que garantirá que possamos continuar a maximizar nosso potencial de crescimento nos EUA com o conteúdo certo e canais de distribuição inovadores", disse o CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali.
"Não somos estranhos um para o outro, tendo passado os últimos três anos trabalhando juntos para criar F1: O Filme, que já se mostrou um grande sucesso ao redor do mundo. Temos uma visão compartilhada de levar este esporte incrível aos nossos fãs nos EUA e atrair novos fãs por meio de transmissões ao vivo, conteúdo envolvente e uma abordagem durante todo o ano para mantê-los engajados".
A Apple não é novata em transmissões esportivas ao vivo, detendo os direitos da Major League Baseball (MLB), liga americana de beisebol, e da Major League Soccer (MLS), campeonato americano de futebol. E promete aproveitar seu ecossistema existente para atrair novos fãs americanos para a F1, que inclui aplicativos como Apple News, Apple Maps, Apple Music, Apple Sports e Apple Fitness+.
Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, disse: “Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a Fórmula 1 e oferecer aos assinantes da Apple TV nos EUA acesso em primeira fila a um dos esportes mais emocionantes e em rápido crescimento do planeta.
"2026 marca uma nova era transformadora para a Fórmula 1, com novas equipes, novas regulamentações e carros com os melhores pilotos do mundo, e estamos ansiosos para oferecer uma cobertura premium e inovadora, focada nos fãs, de uma forma que só a Apple pode".
A mudança nos Estados Unidos não interfere em nada no Brasil. Em 2026, o Grupo Globo voltará a transmitir a F1, após cinco temporadas na Bandeirantes.
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