Recomendado para você

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026

Indy
Indy
Indy October Testing
Em meio a questões financeiras, Prema "avalia diferentes soluções" para permanecer na Indy em 2026
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star

Geral
Geral
Marcella Assumpção é selecionada para fase internacional do FIA Girls on Track Rising Star
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher volta a atacar Stroll: "Deve encarar a realidade"
 EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
EA Sports anuncia mudanças em jogo oficial da F1
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual

Geral
Geral
Lucas di Grassi lança projeto inovador de carro elétrico que promete ser mais eficiente que um F1 atual
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Villeneuve detona Colapinto: "Não é mais do que um pagante"
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Diogo Moreira é 21º em estreia na MotoGP com a LCR; Aprilia faz dobradinha no teste de Valência
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha

Rally
Rally
Piloto de rally morre após acidente em trilha na Espanha
Últimas notícias

Audiência da Fórmula 1 no mundo cai e preocupa as equipes

Apesar do aumento em Brasil, Espanha e Itália, categoria sofre processo de queda em países mais populosos

A audiência global da Fórmula 1 caiu vertiginosamente no ano passado devido à forte diminuição de 34% dos espectadores na China, o que representa 25 milhões de pessoas. A queda seria consequência da concorrência do esporte com outras modalidades populares no país, com eventos no mesmo horário.

Mas o chefe dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, não se preocupa. “Alguns territórios não tiveram o alcance esperado, com o mercado chinês tendo uma queda que não pôde ser absorvida por um aumento significativo em outros lugares.” Ou seja, a F-1 não está perdendo território em todos os lugares, mas em países representativos em termos populacionais.

O relatório anual de audiência da categoria, que mede o número de pessoas que assistiram mais de 15 minutos não-consecutivos do esporte durante a temporada, não contou com números absolutos neste ano, mas acredita-se que o total tenha ficado perto de 500 milhões. Em 2011, a audiência total foi de 515 milhões.

De acordo com o relatório, a audiência no país mais representativo em números absolutos da categoria, o Brasil, cresceu em 8,9% em relação a 2011. Também houve crescimento na Espanha (11.5%) e na Itália (15%), o que coincide com a boa campanha de Fernando Alonso com a Ferrari.

No primeiro ano em que o Reino Unido teve corridas transmitidas na TV paga e apenas metade da temporada na TV aberta, a audiência caiu de 32,4 para 28,6 milhões de pessoas. A tendência também é de queda na Russia (12,8%) e até nos Estados Unidos, onde a categoria fez sua primeira prova em cinco anos em 2012 (3%).

Além da queda da audiência em mercados importantes, as equipes ainda monitoram a tendência da Fórmula 1 ser tirada da TV aberta, algo que acontece no Japão, Reino Unido e, a partir deste ano, também na Itália e na França.

“Nós obviamente apresentamos os números de audiência aos patrocinadores, devido ao modelo desenvolvido por Bernie para a F-1 passar na TV aberta e monitoramos essa tendência de crescimento da TV paga”, reconheceu o chefe da Lotus, Eric Boullier. “Isso pode melhorar o perfil dos fãs, torná-los mais ‘educados’, mas podemos ter de renovar nossa estratégia comercial se essa tendência se tornar global.”

 

Artigo anterior "A Fórmula 1 se tornou um leilão”, dispara Alguersuari
Próximo artigo Ferrari destaca preparação "de atleta olímpico" de Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros