Últimas notícias

Biografia de Prost vai muito além da rivalidade com Senna

Livro escrito por Maurice Hamilton conta trajetória do francês no automobilismo desde primeiros passos no mundo das corridas até papel atual como dono de equipe na F-E

Podium: vencedor Alain Prost com Ayrton Senna e Michele Alboreto
Ayrton Senna e Alain Prost
Drivers at the Legends Parade Gerhard Berger,; Christian Danner,; Jean Alesi,; Nelson Piquet,; Riccardo Patrese,; Pierluigi Martini,; Alain Prost,
Dietrich Mateschitz, CEO e fundador da Red Bull com Jean Alesi e Alain Prost
Drivers at the Legends Parade Christian Danner, Riccardo Patrese, Gerhard Berger, Niki Lauda, Mercedes Non-Executive Chairman; Jean Alesi, Nelson Piquet, Pierluigi Martini, Alain Prost
Largada: Alain Prost, Damon Hill e Ayrton Senna
Alain Prost, no desfile das lendas

Em fevereiro deste ano, Alain Prost completou 60 anos de idade. Tetracampeão mundial de F1, o ex-piloto foi um dos protagonistas da, talvez, maior rivalidade da história da categoria – o outro nome desta batalha, obviamente, foi Ayrton Senna.

Dono de uma das histórias mais ricas do mundo das corridas, Prost passou um tempo com o autor Maurice Hamilton e contou ao escritor a trajetória no automobilismo, desde os primeiros passos no kart – focando no entanto, nos anos em que o gaulês foi piloto de F1.

Ao falar das temporadas na categoria, impossível não citar os anos em que Senna foi o principal adversário do francês – especialmente em 1989 e 1990, quando a tensão e a rivalidade entre os dois pilotos esteve no ponto mais alto. Não demorou para Prost perceber que o novo companheiro de equipe, que chegou em 1988, era um piloto especial: além de extremamente veloz dentro da pista, Senna trabalhava duro fora dela e sabia com quem deveria estabelecer relacionamentos fortes.

Evidentemente, a história do francês não se resume à rivalidade com o brasileiro. O livro também aborda os primeiros anos na F1, especialmente do primeiro título mundial de Prost – o primeiro conquistado por um piloto francês – há 30 anos. A obra destaca também o bicampeonato, que veio em 1986 – desde Jack Brahbam, em 1959-1960, ninguém conquistara dois títulos em sequência.

Por fim, a história contada por Maurice Hamilton também aborda a tentativa frustrada de Prost como dono de equipe na F1 e chega até os dias de hoje, em que o gaulês permanece próximo às competições de alguma forma, como proprietário da equipe e.Dams na F-E – time no qual corre o filho, Nicolas Prost.

O livro, que tem o prefácio escrito por Jenson Button, está à venda no site da McLaren.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIA confirma calendário mais inchado da história da F1
Próximo artigo Em 2016, F1 ‘escapa’ de Olimpíada pela 1ª vez desde 1980

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil