Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
Últimas notícias

Bottas chega a assustar, mas não rouba pole de Hamilton na Rússia

Finlandês vinha com parciais melhores até as últimas duas curvas; inglês faz sétima pole da temporada

Valtteri Bottas surpreendeu e chegou a ameaçar, mas ninguém conseguiu roubar a pole de Lewis Hamilton no primeiro GP da Rússia da história. Líder em todas as partes da classificação, o inglês sai da pole pela sétima vez na temporada, deixando o rival Nico Rosberg em segundo.

Em um dia em que a Williams se mostrou rápida, Felipe Massa sofreu com um problema no motor e não conseguiu sequer passar do Q1, ficando em 18º. O speed trap mostrava que o carro do brasileiro era cerca de 20km/h mais lento que o do companheiro nas retas. Assim, Massa ficou de fora de um treino em sua primeira parte pela primeira vez desde o GP de Mônaco do ano passado.

Q1

Enquanto Hamilton e Rosberg se alternavam na primeira colocação – com o inglês comprovando a supermacia vista até ali e ficando na frente no final – e eram seguidos por Valtteri Bottas, Felipe Massa tinha dificuldades com sua Williams.

Com quatro minutos para o final, o piloto brasileiro reclamava que seu motor não funcionava adequadamente. Mesmo assim, continuava na pista tentando melhorar seu tempo, mas sem sucesso: Massa não apenas foi eliminado no Q1, como também foi superado pela Caterham de Marcus Ericsson, ficando em 18º.

Pelo rádio, o brasileiro questionou por que a equipe não o chamou para os boxes para resolver o problema durante a sessão, e ouviu a resposta de que não haveria tempo hábil para tal.

Assim, as últimas posições do grid ficaram com Ericsson, Massa, Kamui Kobayashi, Max Chilton e Pastor Maldonado, que ainda cumpre o resquício de punição sofrida na última etapa, por troca de elementos da unidade de potência.

Q2

A história se repetiu na segunda parte da classificação: Hamilton na frente, Rosberg em segundo e outro habitué do top 10 tendo problemas. Desta vez, foi Sebastian Vettel que sofreu com os freios de sua Red Bull e não conseguiu passar para a fase seguinte do treino.

Em compensação, enquanto uma Red Bull sofria, a equipe satélite dos austríacos, a Toro Rosso, brilhava, com o piloto da casa Daniil Kvyat particularmente inspirado: o russo terminouo o Q2 em quinto e seu companheiro, Jean Eric-Vergne, também passou para o Q3, em 10º.

Vettel encabeçou a lista dos eliminados, que contou ainda com Hulkenberg (que perde 5 posições no grid e larga em 17º), Perez, Gutierrez, Sutil e Grosjean.

Q3

Na definição do top 10, a falta de degradação de pneus fez com que os pilotos permanecessem por várias voltas na pista, gerando uma batalha emocionante pela pole entre os dois pilotos da Mercedes e Bottas.

Hamilton, como vinha fazendo desde a tarde de sexta-feira, ditou o ritmo, mas Rosberg e o finlandês estiveram mais próximos na luta pela pole. O piloto da Williams chegou a aparecer após a segunda parcial com um tempo melhor do que o de Hamilton, mas errou nas últimas duas curvas e acabou em terceiro lugar.

A quarta colocação ficou com Button, seguido de Kvyat, Ricciardo, Alonso, Raikkonen e Vergne. Magnussen foi o sexto, mas foi punido por uma troca de câmbio e larga em 11º, promovendo Vettel ao top 10. O GP da Rússia tem largada às 8h.

Confira o grid do GP da Rússia

1. Lewis Hamilton Grã-Bretanha Mercedes-Mercedes 1m 38.513s 
2. Nico Rosberg Alemanha Mercedes-Mercedes 1m 38.713s 
3. Valtteri BottasFinlândia Williams-Mercedes 1m 38.920s 
4. Jenson Button Grã-Bretanha McLaren-Mercedes 1m 39.121s 
5. Daniil Kvyat Rússia Toro Rosso-Renault 1m 39.277s 
6. Daniel Ricciardo Austrália Red Bull-Renault 1m 39.635s 
7. Fernando AlonsoEspanha Ferrari-Ferrari 1m 39.709s 
8. Kimi Raikkonen Finlândia Ferrari-Ferrari 1m 39.771s 
9. Jean-Eric Vergne França Toro Rosso-Renault 1m 40.020s 

10. Sebastian Vettel Alemanha Red Bull-Renault 1m 40.052s 
11. Kevin Magnussen Dinamarca McLaren-Mercedes 1m 39.629s** 
12. Sergio Perez México Force India-Mercedes 1m 40.163s 
13. Esteban Gutierrez México Sauber-Ferrari 1m 40.536s 
14. Adrian Sutil Alemanha Sauber-Ferrari 1m 40.984s 
15. Romain Grosjean França Lotus-Renault 1m 41.397s 

16. Marcus Ericsson Suécia Caterham-Renault 1m 42.648s 
17. Nico Hulkenberg Alemanha Force India-Mercedes 1m 40.058s** 
18. Felipe Massa Brasil Williams-Mercedes 1m 43.064s 
19. Kamui Kobayashi Japão Caterham-Renault 1m 43.166s 
20. Pastor Maldonado Venezuela Lotus-Renault 1m 43.205s* 
21. Max Chilton Grã-Bretanha Marussia-Ferrari 1m 43.649s** 
**punido por troca de câmbio
*punido por troca de elemento da unidade de potência
Artigo anterior Hamilton mantém supremacia, mas Williams estão perto
Próximo artigo Fiz o que estou acostumado, diz Kvyat após melhor classificação da carreira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros