Relato de testes

Bottas lidera dobradinha da Mercedes no fim da 1ª semana em Barcelona

No último dia do período inaugural de testes na Espanha, mais um 1-2 das Flechas de Prata, agora com o finlandês à frente

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

Nesta sexta-feira, foi realizado o último dia de testes da primeira semana da pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona. E a tônica foi similar à de quarta, com as Mercedes fazendo uma dobradinha na frente, agora com a ordem invertida: Valtteri Bottas terminou como o mais rápido do dia e da primeira semana de testes, à frente do companheiro Lewis Hamilton.

Diferente da quinta, quando tivemos tempos mais altos e os pilotos buscando uma maior quilometragem com seus carros, hoje tivemos mais voltas mais rápidas e menos voltas percorridas no total. Apenas Antonio Giovinazzi e Lance Stroll completaram mais de 100 voltas ao longo do dia, com 152 e 115 respectivamente.

Leia também:

A Mercedes repetiu a fórmula dos outros dias, com Bottas e Hamilton indo para a pista pelo terceiro dia consecutivo. E, assim como na quarta, as Flechas de Prata terminaram o dia na frente, mas com a ordem alterada. Bottas foi o mais rápido do dia, diminuindo consideravelmente a melhor volta dos testes até então, que era de Hamilton. Com um tempo de 1min15s732, o finlandês abaixou em 1s2 a marca do hexacampeão.

Com esse tempo, Bottas terminou como o mais rápido da primeira semana em Barcelona. Hamilton também conseguiu diminuir sua marca de quarta, fazendo hoje um tempo de 1min16s516, mas terminando 0s8 atrás de Bottas.

Além dos bons resultados, a Mercedes foi o grande foco das conversas no paddock durante esta semana, após a introdução de seu novo sistema de direção, chamado Direção de Eixo Duplo. Introduzido pela primeira vez na quinta, o sistema chamou a atenção do mundo do automobilismo por tornar o volante em algo móvel, próximo de um manche de avião.

As equipes questionam se o novo sistema é legal dentro do regulamento técnico e, por mais que a FIA o considere legal, algumas equipes, como a Ferrari, já afirmaram que vão cobrar explicações da Federação.

Falando em Ferrari, a equipe italiana não teve uma primeira semana ideal. Começando com a troca de pilotos de última hora na quarta-feira para substituir um doente Sebastian Vettel e terminando na manhã desta sexta, novamente com Vettel, quando o carro pilotado pelo alemão teve problemas no motor, gastando boa parte da sessão para o conserto.

Vettel foi apenas o 12º mais rápido do dia, com sua melhor sendo 1min18s384.

Na Ferrari, o clima após o final da primeira semana não é dos melhores. Mais cedo, o chefe da equipe, Mattia Binotto, afirmou que está menos confiante com a temporada de 2020 em comparação à de 2019. Para Binotto, a Ferrari está mais lenta em comparação à Red Bull e Mercedes após essa primeira semana.

Na Red Bull, ambos os pilotos foram para a pista. Max Verstappen pela manhã e Alexander Albon agora a tarde. O holandês conseguiu uma boa quilometragem, completando 86 voltas, mas terminou sua sessão 1s1 atrás do melhor tempo de Hamilton, com uma volta em 1min17s636, em oitavo na classificação geral. Já Albon ficou logo atrás, em décimo, mas com um tempo meio segundo acima em comparação a seu companheiro de equipe.

Na Renault, duas sextas muito diferentes. De um lado, Esteban Ocon terminou o dia como o terceiro mais rápido, com um tempo de 1min17s102. De outro, Daniel Ricciardo, que teve uma tarde complicada após problemas no motor durante uma volta rápida. O carro do australiano ficou parado na pista, causando uma bandeira vermelha, mas cerca de 30 minutos depois, já estava de volta à pista. Logo em seguida, Ricciardo teve mais um problema, com uma rodada da pista, precisando levar seu carro novamente para a garagem.

Uma equipe que tem mostrado boa performance em Barcelona é a Racing Point. Nos três dias, seus pilotos, Sergio Pérez e Lance Stroll estiveram constantemente entre os primeiros colocados na tabela de voltas mais rápidas. No último dia, apenas Stroll foi para a pista. O canadense foi o quarto mais rápido, com uma volta em 1min17s338, completando 109 voltas.

Na McLaren, Carlos Sainz foi para a pista pela manhã e conseguiu completar 76 voltas durante sua sessão. O espanhol terminou o dia como o décimo mais rápido, com um tempo de 1min18s274. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, foi o responsável pela parte da tarde, mas fez poucas voltas, apenas 45, tendo o terceiro pior tempo do dia.

Na Williams, Latifi foi o piloto do dia e o novato conseguiu certa quilometragem, com 69 voltas completadas. Mas, para a Williams, independente dos resultados, a semana é de comemoração. Porque na mesma semana, no ano passado, a equipe estava em uma situação muito pior, perdendo dois dias e meio de testes porque o carro não ficou pronto a tempo. Só de terem sido os primeiros a ir para a pista em 2020, já é uma vitória para a equipe, segundo Claire Williams, chefe da equipe.

A Haas foi a equipe que teve a menor quilometragem do dia, com seus pilotos completando apenas 52 voltas no total. Romain Grosjean foi o responsável pela manhã e completou 48 voltas, fazendo a volta mais rápida em 1min18s380, terminando na 11ª colocação. Já seu companheiro de equipe, Kevin Magnussen, teve seu dia encerrado muito cedo, com apenas quatro voltas completadas.

Logo no início da tarde o dinamarquês teve um furo no pneu traseiro direito, levando o carro a rodar. Após o incidente, a equipe encerrou as atividades do dia e Magnussen conseguiu entregar como seu melhor tempo do dia uma volta em 1min19s709.

Os testes de pré-temporada da Fórmula 1 continuam na próxima quarta-feira (26), novamente no Circuito de Barcelona.

Veja os melhores tempos do dia

Piloto Equipe Volta Mais Rápida Voltas Completadas
Valtteri Bottas Mercedes 1min15s732 65
Lewis Hamilton Mercedes 1min16s516 73
Esteban Ocon Renault 1min17s192 76
Lance Stroll Racing Point 1min17s338 116
Daniil Kvyat AlphaTauri 1min17s427 62
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1min17s469 152
Daniel Ricciardo Renault 1min17s574 93
Max Verstappen Red Bull 1min17s636 86
Pierre Gasly AlphaTauri 1min17s783 59
Alexander Albon Red Bull 1min18s154 83
Carlos Sainz Jr. McLaren 1min18s274 76
Romain Grosjean Haas 1min18s380 48
Sebastian Vettel Ferrari 1min18s384 100
Lando Norris McLaren 1min18s454 49
Nicholas Latifi Williams 1min19s004 72
Kevin Magnussen Haas 1min19s709 4

Veja imagens do terceiro dia em Barcelona

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Sergio Perez, Racing Point RP20
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari, is lifted back into the garage after stopping on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Racing boots of Daniil Kvyat, AlphaTauri
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Max Verstappen, Red Bull Racing
Lance Stroll, Racing Point
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Carlos Sainz Jr., McLaren MCL35
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Daniil Kvyat, AlphaTauri AT01
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes
Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-20 crashes and causes a red flag
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-20
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Pierre Gasly, AlphaTauri AT01
Sebastian Vettel, Ferrari in the garage
Sebastian Vettel, Ferrari and Norbert Vettel
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lance Stroll, Racing Point RP20
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lando Norris, McLaren MCL35
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Lewis Hamilton, Mercedes F1 W11
Alex Albon, Red Bull Racing RB16
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Alex Albon, Red Bull Racing
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C39
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 stops on track
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11
45

VÍDEO: Entenda tudo sobre o polêmico volante da Mercedes 2020

PODCAST #030 - A expectativa para a pré-temporada 2020 da F1

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Binotto: Ferrari não está tão rápida quanto Mercedes e Red Bull
Próximo artigo Pirelli testará novo protótipo devido à inclinação em Zandvoort

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil