Bottas é pole em Interlagos; Hamilton bate e fica em último
Finlandês, que luta pelo vice-campeonato, bate Vettel por pequena margem; Massa termina em 10º e partirá uma posição à frente
Valtteri Bottas conquistou no detalhe a pole position para o GP do Brasil de F1, em Interlagos, enquanto que Lewis Hamilton sofreu um acidente e foi eliminado já no Q1.
O finlandês superou por pequena margem Sebastian Vettel, da Ferrari, em uma disputa bastante apertada no Q3. Assim, Bottas, que luta justamente com Vettel pelo vice, registra sua terceira pole position a F1.
Felipe Massa foi competitivo durante todo o treino, mas não fez uma volta forte na fase decisiva. Ele terminou com a 10ª marca, mas herdará o posto de Daniel Ricciardo, o quinto, que sofreu uma punição.
Hamilton sequer conseguiu avançar ao Q2. Em sua primeira volta lançada na sessão, o inglês perdeu o controle de seu carro no Laranjinha e bateu com força na barreira de pneus. Assim o recém-coroado tetracampeão mundial partirá do fundo do grid em Interlagos.
Q1
Devido à chance remota de chuva durante a classificação, os pilotos da Mercedes não perderam tempo e foram à pista assim que a sessão foi iniciada. Já com os pneus supermacios, Hamilton vinha em volta lançada quando perdeu o controle de seu carro na Curva do Laranjinha e acabou por bater forte na barreira de proteção. Isso provocou interrupção por bandeira vermelha e eliminou o inglês da disputa.
Os favoritos voltaram à pista assim que a sessão foi reiniciada. Em sessão movimentada, com alternância pela liderança, o destaque ficou com a Ferrari: Raikkonen liderou com 1min09s405, com Vettel em terceiro, 0s3 atrás. Um detalhe: ambos eram os únicos com macios, sendo que todos os restantes usavam pneus mais velozes.
Bottas ficou no meio dos carros de Maranello, com 0s047 de atraso para Raikkonen. Já Massa avançou em quarto, 0s3 atrás, embora tenha tido que retornar à pista nos instantes finais para melhorar seu tempo em uma tentativa extra.
Verstappen e fechou em quinto, queixando-se de um comportamento estranho de seu motor em momentos de baixa rotação. Ele ficou apenas 0s008 à frente de Ricciardo.
Os eliminados foram Pascal Wehrlein (Sauber), Pierre Gasly (Toro Rosso), Lance Stroll (Williams) e Marcus Ericsson (Sauber), além de Hamilton, que não fechou tempo.
Q2
Os favoritos retornaram à ativa assim que a luz verde foi dada para a segunda fase da sessão – especialmente devido à ameaça da chuva, uma vez que já era possível ver relâmpagos no céu.
Logo de cara, Bottas chegou a andar na casa de 1min08s, garantindo sua presença no Q3. Vettel melhoraria seu tempo no fim, com 1min08s494. Verstappen também evoluiu para fechar em terceiro, imediatamente à frente de Raikkonen, quarto, 0s6 atrás do companheiro de equipe.
Ricciardo fechou o top 5, já que fez seu tempo com compostos macios, uma vez que os pneus do Q2 serão usados pelos pilotos no primeiro trecho da corrida – e o australiano perdeu posições no grid por problemas no motor.
Massa passou sem sustos, em sétimo, também atrás de Alonso. Nico Hulkenberg, Sergio Pérez e Carlos Sainz completaram os dez melhores.
Os eliminados foram: Esteban Ocon (Force India), Romain Grosjean (Haas), Stoffel Vandoorne (McLaren), Kevin Magnussen (Haas) e Brendon Hartley (Toro Rosso), que sequer andou no Q2 – ele também foi punido por troca de peças no motor e partirá do fundo do grid.
Q3
Não houve tempo perdido no início da fase decisiva. Bottas anotou 1min08s442 em sua primeira tentativa, mas acabou superado por Vettel (1min08s360). A primeira rodada teve Raikkonen em terceiro, Verstappen em quarto e Ricciardo em quinto.
Massa, em sua primeira volta no Q3, pegou tráfego e cometeu um erro, de modo que teve de abortar.
A chuva começou a apertar um pouco mais nos minutos finais do treino. Bottas, porém, não se deixou abalar: virou 1min08s322 para roubar a pole position por 0s038.
Sergio Pérez fechou em sexto, à frente de Alonso, Hulkenberg e Sainz. Massa fez volta apagada e completou em 10º - embora largue em nono, herdando a posição de Ricciardo.
Treino classificatório:
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Tempo | Gap | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'08.322 | 227.048 | |
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'08.360 | 0.038 | 226.922 |
3 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'08.538 | 0.216 | 226.332 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'08.925 | 0.603 | 225.062 |
5 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'09.598 | 1.276 | 222.885 |
6 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 1'09.617 | 1.295 | 222.824 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 1'09.703 | 1.381 | 222.549 |
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 1'09.805 | 1.483 | 222.224 |
9 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 1'09.841 | 1.519 | 222.110 |
10 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 1'09.830 | 1.508 | 222.145 |
11 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'09.879 | 1.557 | 221.989 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 1'10.116 | 1.794 | 221.239 |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 1'10.154 | 1.832 | 221.119 |
14 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'09.330 | 1.008 | 223.747 |
15 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 1'10.678 | 2.356 | 219.479 |
16 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'10.875 | 2.553 | 218.869 |
17 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 1'10.776 | 2.454 | 219.175 |
18 | 28 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | |||
19 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 1'10.686 | 2.364 | 219.455 |
20 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.