Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Relato da corrida

Bottas vence nos EUA, mas Hamilton é 2º e conquista o hexa da F1

Piloto finlandês da Mercedes faturou a prova de Austin, mas companheiro britânico foi brilhante para sacramentar o título

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, 2nd position, celebrates after securing his sixth world championship

Piloto finlandês da Mercedes, Valtteri Bottas largou da pole e venceu o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, mas o dono da festa em Austin é seu companheiro Lewis Hamilton, que chegou em segundo para sacramentar seu hexacampeonato mundial.

 

O britânico largou de forma brilhante e saiu de quinto para segundo na etapa do Texas, valendo-se de grande estratégia da equipe germânica. Quem completou o pódio no Circuito das Américas foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull.

 

Em dia difícil com a Ferrari, o monegasco Charles Leclerc chegou em quarto e faturou o ponto extra pela volta mais rápida da prova (seu companheiro alemão Sebastian Vettel teve quebra de suspensão e abandonou). Já o novato tailandês Alexander Albon brilhou com a Red Bull e fez grande corrida de recuperação para chegar em quinto.

Leia também:

A corrida

Na largada, Hamilton saltou bem e deu o bote em Leclerc. Depois, o britânico passou por Vettel, que também foi ultrapassado por Leclerc, Lando Norris e Daniel Ricciardo (foto abaixo). Outro que podou Vettel foi Verstappen, subindo para segundo. Bottas foi bem e manteve a ponta.

 

Depois da primeira volta, as posições eram as seguintes: Bottas, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Norris, Ricciardo e Vettel. Pierre Gasly subiu para oitavo e Carlos Sainz caiu para nono, com Magnussen em 10º. Albon teve toque com Sainz e caiu para último. Kimi Raikkonen foi bem e subiu para 11º.

Na oitava volta, a complicada corrida de Vettel chegou ao melancólico fim com uma quebra de suspensão (foto abaixo). No mesmo giro, Ricciardo deu o bote em Norris e subiu para quinto. Já Raikkonen ganhou mais posições e saltou para nono, fazendo grande corrida de recuperação.

 

Na volta 14, Verstappen fez sua primeira parada e colocou pneus duros, apostando em estratégia ousada. No giro seguinte, Bottas espelhou a tática do holandês e fez a mesma troca, voltando à frente do piloto da Red Bull e passando Leclerc, que ainda não tinha parado.

Com pneus médios desgastados, o monegasco também foi obrigado a abrir passagem para Verstappen. Assim, Hamilton, ainda sem parar, vinha na ponta, seguido por Bottas e Verstappen. Leclerc sofria com compostos usados. Também sem parar, Ricciardo se mantinha em quinto.

Erro da Ferrari

No 21º giro, Leclerc fez seu pit stop e colocou pneus duros, mas a Ferrari foi mal e o monegasco perdeu bastante tempo, voltando em sexto, à frente de Sergio Pérez, que largou dos boxes, ainda não tinha parado e vinha em grande prova com a Racing Point. Depois, Ricciardo fez sua parada.

A volta 23 teve o pedido de parada para Hamilton por parte da Mercedes, mas o britânico seguiu na pista, sendo ultrapassado por Bottas no giro seguinte. O pentacampeão foi para os boxes na sequência e colocou pneus duros, também apostando em uma parada.

Daí em diante, as posições do pelotão da frente se mantiveram por um tempo, com Bottas na frente, seguido por Verstappen e Hamilton. Na sequência, Leclerc e Ricciardo. Na volta 35, Verstappen fez sua segunda parada e colocou pneus médios, embaralhando as estratégias.

Duas paradas

Na sequência, Bottas voltou a espelhar a tática do holandês e voltou à frente do rival da Red Bull, logo atrás de Hamilton, que assumiu a liderança. Entretanto, o britânico começou a sofrer com os pneus e viu a chegada do companheiro finlandês na parte final da prova.

Já Leclerc, sem poder brigar pelo pódio, colocou pneus macios na volta 43 e foi em busca da volta mais rápida para aumentar a pontuação do seu já garantido quarto lugar. Dito e feito: o monegasco fez o giro mais veloz, conseguindo o consolo do ponto extra para o domingo medíocre da Ferrari.

Mais à frente, a briga pela vitória ficou entre Hamilton e Bottas. Em meio à indefinição dos ponteiros, Albon coroou sua grande corrida de recuperação para ultrapassar Ricciardo e terminar em quinto.

E o triunfo ficou mesmo com Bottas, que aproveitou o desgaste de pneus de Hamilton para passar e vencer no dia do hexa do companheiro de Mercedes. Verstappen ainda foi para cima do britânico, mas bandeira amarela ocasionado por acidente de Magnussen impediu.

 
Cla   # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h Pits Abandono Pontos
1   77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 56 1:33'55.653       2   25
2   44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 56 1:33'59.801 04.148 04.148   1   18
3   33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 56 1:34'00.655 05.002 00.854   2   15
4   16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 56 1:34'47.892 52.239 47.237   2   13
5   23 Thailand Alexander Albon Red Bull Honda 56 1:35'13.691 01'18.038 25.799   3   10
6   3 Australia Daniel Ricciardo Renault Renault 56 1:35'26.019 01'30.366 12.328   1   8
7   4 United Kingdom Lando Norris McLaren Renault 56 1:35'26.417 01'30.764 00.398   2   6
8   55 Spain Carlos Sainz Jr. McLaren Renault 55 1:34'04.201 1 Lap 1 Lap   1   4
9   27 Germany Nico Hulkenberg Renault Renault 55 1:34'08.115 1 Lap 03.914   2   2
10   11 Mexico Sergio Perez Racing Point Mercedes 55 1:34'14.355 1 Lap 06.240   1   1
11   7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 55 1:34'15.280 1 Lap 00.925   2    
12   26 Russian Federation Daniil Kvyat Toro Rosso Honda 55 1:34'17.420 1 Lap 02.140   2    
13   18 Canada Lance Stroll Racing Point Mercedes 55 1:34'37.575 1 Lap 20.155   2    
14   99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 55 1:34'49.443 1 Lap 11.868   2    
15   8 France Romain Grosjean Haas Ferrari 55 1:35'06.885 1 Lap 17.442   1    
16 dnf 10 France Pierre Gasly Toro Rosso Honda 54 1:33'11.079 2 Laps 1 Lap   3    
17   63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 54 1:34'18.137 2 Laps 01'07.058   2    
18 dnf 20 Denmark Kevin Magnussen Haas Ferrari 52 1:29'53.921 4 Laps 2 Laps   2 Freios  
  dnf 88 Poland Robert Kubica Williams Mercedes 31 54'56.089 25 Laps 21 Laps   2 Hidráulica  
  dnf 5 Germany Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 7 12'03.130 49 Laps 24 Laps     Suspensão

GALERIA: Resultado final do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1

1º: Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2º: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
3º: Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
4º: Charles Leclerc, Ferrari SF90
5º: Alex Albon, Red Bull Racing RB15
6º: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
7º: Lando Norris, McLaren
8º: Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
9º: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
10º: Sergio Perez, Racing Point RP19
11º: Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
12º: Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
13º: Lance Stroll, Racing Point RP19
14º: Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
15º: Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
16º: Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
17º: George Russell, Williams Racing FW42
18º: Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19 (abandonou por problema no freio)
19º: Robert Kubica, Williams FW42 (abandonou por problema hidráulico)
20º: Sebastian Vettel, Ferrari SF90 (abandonou por quebra na suspensão)
20

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Artigo anterior F1: Veja como foi o GP dos Estados Unidos
Próximo artigo Hamilton dedica hexa da F1 à família, aos britânicos e à Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros