Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Entrevista

Brasileiro já gastou R$ 15 mil e sonha em terminar carro de F1 feito em casa

Manoel Luiz quer concluir o monoposto em novembro deste ano

Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz

Morador de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, Manoel Luiz vive uma vida simples com esposa e filha. Além disso, ele tem outra paixão: a Fórmula 1.

Leia também:

Aos 45 anos, Manoel resolveu colocar em prática um sonho antigo que começou a tomar forma. Ele está construindo em casa um carro de Fórmula 1. "A ideia eu tenho desde a minha infância, quando acompanhava as corridas nos anos 80", contou ao Motorsport.com.

Sozinho, com as próprias mãos e recursos de um operário brasileiro, que trabalhava como instrutor de caldeiraria e soldador até ser demitido na metade deste mês de julho, Manoel começou a construir o monoposto em maio.

Quatro horas a cada dia de semana e 10h aos fins de semana. Esse é o esforço físico que Manoel diz que faz para montar o carro, feito em aço carbono.

Carro de Manoel começando a tomar forma

Carro de Manoel começando a tomar forma

Photo by: Arquivo pessoal

"Eu estava trabalhando nele no contra-turno de trabalho pela manhã apenas. E fim de semana manhã e tarde. Agora tenho mais tempo pra trabalhar nele, pois fui demitido. E a dificuldade será comprar material, mas com fé conseguirei terminar ele", explicou.

O lado financeiro? Até agora já foram gastos mais de R$ 15 mil no projeto. Bastante para quem ganhava cerca de três salários mínimos como soldador.

"Não parei pra fazer contas precisas, mas já investi aproximadamente R$ 15 mil. Para terminar, devo precisar de mais R$ 8 mil a R$ 10 mil", contou Manoel ao Motorsport.com.

Manoel Luiz ao lado do carro sendo construído

Manoel Luiz ao lado do carro sendo construído

Photo by: Arquivo pessoal

"Acabei gastando recursos que seriam uma reserva agora, mas eles (família) entendem e me conhecem bem", completou.

Manoel revelou que nunca assistiu a uma corrida de Fórmula 1 in loco, sendo esse seu sonho. A ideia dele é terminar o carro em novembro, época do GP do Brasil de Fórmula 1.

"Pretendo colocar um motor, mas não quero transitar pelas ruas com ele. Mas ficará completo tendo autonomia pra andar sem ser empurrado. Caso o leve para algum lugar será em um reboque ou caminhão guincho pra não ter problemas", contou Manoel. 

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Manoel Luiz ao lado do carro sendo construído
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
Carro de Fórmula 1 feito por Manoel Luiz
10
Artigo anterior Por que o GP da Alemanha de 2019 ficará na história da Fórmula 1
Próximo artigo Chefão da Red Bull descarta substituir Gasly no meio da temporada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros