Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025
Últimas notícias

Brawn destaca corte de gastos e relevância dos motores de 2014

Chefe da Mercedes afirma que novidade aproxima a F-1 da realidade da indústria automobilística

Brawn acredita que regras estão no caminho certo

De olhoo nos avanços da indústria automobilística no sentido de se tornar mais “verde”, a F-1 promete uma revolução nos motores. Depois de muita briga entre os fabricantes e a FIA nos bastidores, na semana passada saiu a decisão de que motores V6 farão sua estreia em 2014 – diferentemente dos V4 prometidos inicialmente para 2013.

“Acho que há várias considerações a fazer quando se muda o motor da F-1 e, obviamente, a indústria automobilística está mudando. A grande questão é o quão relevantes ou relutantes podemos ser”, definiu Ross Brawn.

Para o chefe da Mercedes, é importante que o novo motor caminhe na mesma direção que a indústria automobilística.

“Não queremos nos tornar dinossauros em cinco ou dez anos e vejo que a tecnologia com a qual estamos trabalhando nesses novos motores são as mesmas que serão usadas nos carros de rua no futuro: compactos, turbo, injeção direta, sistemas especiais de Kers. Essa é a tecnologia que será utilizada, e não os atuais V8 aspirados.”

O dirigente garantiu que a diminuição significativa do consumo de combustível continua sendo uma das prioridades, mesmo após o ajuste nas mudanças.
“Estamos mantendo os mesmos objetivos de eficiência que tínhamos com o V4, então provavelmente será mais desafiador com o V6. Uma das metas é diminuir o consumo nos anos seguintes, o que creio ser um desafio muito interessante. O que não queremos é uma pane seca na última volta. Queremos eficiência mensurada de combustível, correr com misturas ricas de motor e controlá-las de uma maneira que tenhamos corridas interessantes.”

Brawn revelou ainda que o conceito de corte de gastos que está em vigor desde 2010 na construção de chassis e nos gastos das equipes está sendo transferido para os motores.

“A FIA está trabalhando com os fabricantes para determinar um custo para desenhar, construir e desenvolver o motor. Essa é uma iniciativa muito importante para encorajar novos fabricantes a entrar na modalidade, porque eles farão isso por um preço definido e não gastarão mais do que o previsto. Eles vão ter de ser mais espertos que os outros com a mesma quantidade de dinheiro.”

O inglês não acredita que os fabricantes voltem atrás na decisão.

“Estou confiante de que esse é o resultado final. Acho que a ideia inicial não teve o consenso completo. Todos os fabricantes de motores que hoje estão na categoria assinaram um acordo que indica que esse é o motor que teremos no futuro. É o máximo que podemos fazer.”

Artigo anterior Pilotos reconhecem campeonato difícil, mas não decidido
Próximo artigo Coulthard cobre Vettel de elogios em sua coluna no jornal "Telegraph"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros