Briatore: Schumacher deixou a Benetton porque "queria o desafio da Ferrari"
Para o chefe da Benetton, um dos motivos da troca de Schumacher para a Ferrari em 1996 foi a falta de concorrência no grid da F1

Após quatro temporadas na Benetton, com dois títulos mundiais da Fórmula 1, Michael Schumacher aceitou a oferta de Jean Todt e foi para a Ferrari em 1996. Apesar de um começo difícil, o alemão se adaptou e se tornou um candidato ao título em 1997, antes de iniciar um período de domínio em 2000. A mudança chamou a atenção, principalmente de pessoas da Benetton, como Flavio Briatore.
Segundo o italiano, que era diretor da Benetton na época, foi uma sensação de facilidade na equipe misturada com a atração à lendária Ferrari que levou o alemão a se aventurar em Maranello. Ele via essa partida como inevitável, principalmente porque os títulos de 1994 e 1995 deram a Schumacher uma sensação de tranquilidade.
Leia também:
"Eu sabia que Michael queria ir para a Ferrari", disse Briatore para o podcast oficial da F1. "Para mim, todo piloto de F1 quer correr pela Ferrari. Quando ele me disse, não fiquei surpreso. Ganhamos dois campeonatos rapidamente. Ele achou muito fácil com a Benetton e queria o desafio da Ferrari. E havia o dinheiro: o salário que a Ferrari ofereceu era impossível para mim ".
Não há dúvida de que ressentiu a atitude de Schumacher, mesmo que os anos que se seguiram tenham sido difíceis para a Benetton, com apenas uma vitória entre a saída do tricampeão mundial e a aquisição pela Renault.
"Mantivemos um bom relacionamento. Quando ele ganhou seu primeiro título na Ferrari, eu fui o primeiro a parabenizá-lo. É claro que a Ferrari pegou algumas pessoas da Benetton, isso é normal. Ross [Brawn], Rory [Byrne]… mas eles levaram cinco anos para vencer seu primeiro campeonato".
Briatore também não esconde que ele tentou convencer seu piloto a ficar, e tinha a esperança de que o alemão pudesse ganhar outros títulos com sua equipe.
"Se Michael tivesse ficado na Benetton, teríamos vencido mais dois títulos. Eu disse a ele: 'Michael, você é jovem, é rico agora. Vamos fazer mais dois anos, vamos ganhar mais dois títulos e depois procurar mais na Ferrari, quando for tetracampeão, e não bi'".
GALERIA: Confira as 91 vitórias de Schumacher na Fórmula 1



























































































Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher
PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Chefe de Bortoleto: Havia uma parceria 'desconhecida' entre Schumacher e Senna

Três vitórias em cinco corridas de F1: O que isso significa para Piastri?

F1: Briatore faz paralelo entre Verstappen, Schumacher, Senna e Hamilton e despista sobre chances de Colapinto


F1: Desistência misteriosa de Leclerc no quali do GP da Espanha foi "sacrifício"

F1 - Rosberg questiona: Desempenho de Hamilton está em declínio?

F1: Horner nega rumores de saída da Red Bull para a Ferrari
Últimas notícias

F-E: Cassidy domina e vence ePrix chuvoso em Xangai, com líder Rowland fora dos pontos; Di Grassi é 9º

Rafa Câmara lidera com boa vantagem após primeira metade da temporada 2025; confira a classificação da F3 pós-Barcelona

F3: Câmara triunfa na corrida principal em Barcelona e volta a vencer após duas etapas

F1: Stroll não corre GP da Espanha por agravamento de antiga lesão no punho direito; saiba mais
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.