Recomendado para você

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jogou a 'toalha'? Hamilton escancara descrença com temporada 2026
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel

Bike
Bike
Triumph encerra temporada histórica no MOTO1000GP com decisões abertas e lançamento exclusivo em Cascavel
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026

MotoGP
MotoGP
Bicampeão da MotoGP, Francesco Bagnaia participará do revezamento da tocha das Olimpíadas de Inverno de 2026
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Hamilton pode atingir marca negativa em 2025; entenda qual
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões

MotoGP
MotoGP
Pilotos da MotoGP questionam intensidade do calendário após temporada de lesões
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Leclerc e Hamilton estão fartos dos problemas da Ferrari, diz mídia italiana
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Amigo de Schumacher desabafa: "Não acho que veremos Michael novamente"
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Bortoleto define objetivo para Catar e vê "bom ritmo" no carro
Últimas notícias

Chase Carey espera temporada 2020 da F1 com 15 a 18 corridas

Em comunicado divulgado nesta segunda, o CEO da F1 falou sobre expectativas para a condução da temporada 2020 da categoria

Chase Carey, Chairman, Formula 1

Com o impacto do Covid-19, a Fórmula 1 ainda está tentando organizar seu calendário para 2020, já que diversas etapas foram adiadas ou canceladas, como Austrália, Mônaco, Holanda e, mais recentemente, o Azerbaijão. Além disso, a categoria precisou mudar uma de suas maiores iniciativas desde que a Liberty assumiu as operações: o pacote técnico que seria introduzido em 2021.

Em meio à esse momento de incertezas, o CEO da Fórmula 1, Chase Carey, divulgou um comunicado direcionado à comunidade da categoria, incluindo os fãs, falando sobre o futuro da temporada 2020.

Leia também:

"Todos estamos comprometidos a entregar uma temporada 2020 para nossos fãs", disse Carey. "Reconhecemos que há uma grande possibilidade de termos mais adiamentos em nosso calendário atual. Apesar disso, nós e nossos parceiros acreditamos que será possível começar a temporada durante o verão, com um calendário revisado contando com 15 a 18 corridas".

Além disso, Carey afirmou que ainda não há um novo calendário, devido à fluidez da situação do Covid-19 nos países, mas que já é possível afirmar que a temporada deve ir além da data estipulada inicialmente, em 29 de novembro, quando seria realizado o GP de Abu Dhabi.

Carey afirmou que a mudança das férias de verão dá à categoria a "oportunidade de evoluir o esporte, experimentar e tentar novas coisas", citando o automobilismo virtual, a série da Netflix "Drive to Survive" como exemplos.

Leia a íntegra do comunicado abaixo:

"Ao longo da última semana, a Fórmula 1, as dez equipes da F1 e a FIA se juntaram e tomaram decisões rápidas e importantes como parte de nossa resposta inicial à pandemia do Covid-19. Apesar de no momento ninguém poder precisar quando a situação irá melhorar, ela vai melhorar, e quando isso acontecer, estaremos prontos para correr novamente. Todos estamos comprometidos a entregar uma temporada 2020 para nossos fãs.

Reconhecemos que há uma grande possibilidade de termos mais adiamentos em nosso calendário atual. Apesar disso, nós e nossos parceiros acreditamos que será possível começar a temporada durante o verão, com um calendário revisado contando com 15 a 18 corridas. Como anunciado anteriormente, usaremos a pausa de verão, que foi adiantada para março e abril, para correr durante o período normal das férias. Além disso, antecipamos que o final da temporada irá para além do planejado originalmente, entre 27 e 29 de novembro, com as datas das corridas sendo significativamente diferente do calendário original para 2020. Não é possível informar um calendário mais específico nesse momento devido à fluidez da situação atual, mas esperamos termos uma visão mais clara sobre as condições de cada uma das sedes, além das questões relacionadas às viagens, no próximo mês.

Com a ajuda do anúncio da FIA e acordo de congelar o regulamento técnico em 2021, sem férias de verão e trazendo a pausa das fábricas para março e abril, o esporte tem a intenção de correr durante o período pensado inicialmente para a pausa e compensar eventos adiados na primeira parte do ano. A flexibilidade oferece uma oportunidade de evoluir o esporte, experimentar e tentar novas coisas. Isso pode incluir iniciativas como expandir nossa plataforma de eSports, desenvolver mais conteúdo inovador como Drive to Survive e outras maneiras criativas de aumentar o valor do esporte para seus parceiros, mídia, patrocinadores, organizadores, equipes e fãs - o ecossistema de nosso esporte fantástico.

Entre a Fórmula 1, as equipes e a FIA, trabalhando em conjunto com todos envolvidos com o campeonato, estamos planejando, totalmente comprometidos, a voltarmos à pista logo que possível para começar a temporada 2020 e continuaremos consultando autoridades e especialistas em saúde, já que nossa prioridade continua sendo a saúde e a segurança de nossos fãs, as comunidades que visitamos e todos dentro da família da Fórmula 1. Estamos confiantes que vamos superar isso e que teremos dias melhores por vir, e, quando tivermos isso, vamos garantir que todos ligados ao esporte se sintam recompensados".

GALERIA: Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
28

VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus

Artigo anterior Há 17 anos, Raikkonen vencia pela 1ª vez na F1; relembre vitórias do 'Homem de Gelo'
Próximo artigo Após boa recuperação de cirurgia, Wilson Fittipaldi recebe alta de hospital

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros