Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

CEO da F1, Domenicali defende menos treinos livres e mais sessões valendo pontos: "Os fãs querem ação"

Domenicali defende que TLs são úteis apenas para pilotos e engenheiros, visando uma redução no número

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

Desde a chegada da Liberty Media em 2017, a Fórmula 1 vive uma revolução, com diversas modificações sendo feitas ao esporte desde então. E esse processo ainda não chegou ao fim, com o atual CEO, Stefano Domenicali, afirmando que quer aumentar o atrativo para os fãs. Para isso, o italiano pensa em um aspecto-chave: reduzir treinos livres e aumentar as sessões que valem pontos.

No formato atual, o fim de semana de F1 é composto por três sessões de treinos livres, duas na sexta-feira e uma no sábado, a classificação e a corrida. Mas, desde o ano passado, a categoria testa um novo modelo, com a chegada das corridas sprint. Nas etapas com as provas de sábado, o número de TLs é reduzido para dois, com apenas um na sexta-feira antes do quali e o segundo no sábado, seguido da sprint.

Leia também:

Para Domenicali, esse é o caminho que a F1 deveria trilhar, com mais sessões valendo 'alguma coisa'. Em coletiva com veículos selecionados de imprensa, o CEO comentou sobre isso:

"[Treinos livres] são certamente muito úteis para pilotos e engenheiros, mas não são atraentes para os fãs, que buscam outra coisa", disse. 

"Os fãs querem ver ação. Isso é esporte, e implica em lutar por um resultado. Não há testes, assim que podemos pensar em trenos livres na sexta-feira pela manhã e, depois, cada vez que se vai à pista, é preciso ter uma recompensa, mas garantindo o papel principal ao GP do domingo. Temos que dar pontos às outras ações de pista".

O CEO da F1 diz que quer tratar isso logo: "É algo que estou impaciente para discutir com equipes e a FIA, porque penso que isso aumentará a intensidade do fim de semana".

Presente em três finais de semana de 2022, Ímola, Red Bull Ring e Interlagos, a proposta da F1 é dobrar o número de etapas com corridas sprint em 2023, mas depende da mudança de posicionamento da FIA, que bloqueou o aumento para este ano.

"Mas há motivos para retomar as discussões, e vamos trabalhar com a FIA para negociar os detalhes", finalizou.

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Aerodinâmica, velocidade e pneus: as três apostas da Red Bull para vencer em 2022
Próximo artigo F1: As principais tendências de assoalho que embalam a temporada 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros