Recomendado para você

Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real

Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real

Fórmula 1
Fórmula 1
Como Verstappen escolhe pilotos de simuladores para entrar no automobilismo real
F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Williams revela novo nome e logotipo retrô para 2026
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
Drugovich dá 'veredito' após testes de pré-temporada da F-E
Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008

Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Juiz dá atualização sobre de caso de Massa e o título de 2008
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Hamilton responde críticas e nega que projetos paralelos à F1 sejam "distração"
F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"

F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Newey traça paralelo entre Verstappen e Senna: "Foi o que os diferenciou de pilotos comuns"
NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato

NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
NASCAR Cup: Larson brilha na última relargada e conquista bicampeonato
Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta
Últimas notícias

Chefão da F-1 admite: crise financeira é provavelmente culpa minha

Bernie Ecclestone se disse disposto a renegociar contratos com as equipes, mas duvidas que proposta seja aceita

O promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, admitiu sua parcela de culpa nos problemas financeiros pelos quais a categoria vem passando. Duas equipes não tiveram fundos para enviar seus carros para a etapa desde final de semana, nos Estados Unidos, e a próxima, no Brasil, e o próprio britânico admitiu que o grid pode chegar a ter apenas sete equipes em 2015.

[publicidade] Como CEO da empresa que gere os direitos comerciais da categoria, Ecclestone é o responsável pela divisão das quantias arrecadadas com as taxas cobradas pelos organizadores de cada GP e contratos de televisão.

“Há muito dinheiro sendo distribuído de maneira ruim – provavelmente por culpa minha. Como vários acordos que as pessoas fazem, eles pareciam uma boa ideia quando foram feitos. Eu sei o que está errado, só não sei como resolver.”

Durante muitos anos, o dinheiro da categoria foi distribuído por meio do chamado Pacto da Corcórdia. Porém, com o vencimento deste pacto, Ecclestone passou a negociar individualmente com as equipes para evitar perder poder, mas isso gerou discrepâncias muito grandes nos vencimentos de cada time e favoreceu os grandes.

“Não é a maior crise com que lidei, mas não estou feliz”, disse Ecclestone. “A questão é que estamos falando de quantias maiores de dinheiro, então é mais difícil resolver. Vamos fazer algo sobre isso porque não podemos relaxar e acreditar que o problema irá embora. Não é como ter um resfriado e tomar algum remédio esperando que ele despareça. A situação é que, se algumas pessoas quiserem resolver, poderemos resolvê-la.”

Ecclestone refere-se à necessidade de renegociar os contratos unilaterais com as equipes. “Se eles sentassem aqui e dissessem que querem dividir todo o dinheiro de uma forma diferente, eu diria: ‘ótimo, dê-me um pedaço de papel’. Eu juntaria todo o dinheiro que eles conseguem devido à performance e dividiria entre os três ou quatro que sabemos estar com problemas. Mas nenhuma equipe acharia que essa seria uma boa ideia.”

Atualmente, parte do dinheiro destinado às equipes vem de garantias contratuais e outra parte é relacionada à performance, ou seja, à classificação dos times no mundial de construtores.
Artigo anterior Vettel esquece decepção de treino e espera terminar no top-10
Próximo artigo Hamilton ultrapassa Rosberg para vencer 5ª prova seguida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros