Comissários explicam por que não puniram Alonso em Abu Dhabi
Depois de levar fechada, única opção do espanhol foi passar Vergne por fora; francês agradeceu o ferrarista
O lance mais polêmico do GP de Abu Dhabi foi a disputa entre Fernando Alonso e Jean-Eric Vergne quando o espanhol saía de seu segundo pit stop e passou o francês com as quatro rodas fora da pista e não foi punido pela manobra.
Após analisarem a telemetria e ouvirem ambos, os comissários decidiram que tratou-se de um “incidente de corrida”, em mais uma decisão polêmica tomada depois que entraram em vigor as regras atuais, que não permitem que um piloto leve vantagem ao sair da pista.
Para os comissários, Alonso não teve escolha a não ser passar Vergne por fora, pois o francês não lhe deu espaço.
“Ainda que o carro número 3 tenha deixado a pista nas curvas 3 e 4, os comissários acreditam que ele não teve escolha porque o carro 18 o fechou”, disse comunicado da FIA. “O carro 18 estava no final de seu stint com pneus gastos e estava totalmente comprometido a fazer a curva quando o carro 3 saiu dos pits. A telemetria confirma que o carro 3 estava significantemente mais rápido, com pneus macios, e tinha a vantagem. As explicações dos pilotos foram muito claras. Então os comissários determinaram que nenhum dos carros podia ter evitado o incidente e nenhuma vantagem foi obtida.”
Logo após a prova, Alonso reconheceu que não sabia qual seria a decisão dos comissários. “Obviamente sempre fica a dúvida do que eles vão fazer. Você tem de dar espaço quando um carro está do seu lado. Ele não me deu espaço e tive de sair da pista. Ele vai dizer que eu saí da pista para passá-lo, então veremos.”
Porém, a postura do francês foi diferente. “Foi um incidente de corrida e se ele não tivesse saído da pista teríamos um grande acidente”, disse Vergne à Autosport. “Estávamos em alta velocidade e ele fez o certo. Na verdade, estou muito feliz que ele tenha feito isso porque teríamos um acidente [caso contrário]. Sabia que poderia estar disputando com ele, mas não o vi, então achei que ele tinha saído do box na frente.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.