Como nova superfície de Barcelona afetará o teste de F1
Diretor de corridas da Pirelli, Mario Isola, espera que haja uma grande evolução nos dois primeiros dias do teste de pré-temporada da Fórmula 1 após um projeto de ressurgimento








O circuito de Barcelona concordou em realizar o recapeamento e modificações da pista para garantir a permanência no calendário da MotoGP de 2018, depois que seu lugar estava ameaçado.
No início deste mês, o trabalho começou em todo o circuito para também aumentar a área de escape da curva 13.
Com o primeiro teste pré-temporada em Barcelona, que deverá começar em 26 de fevereiro, a Pirelli planeja enviar dois engenheiros para o local na próxima semana, quando o trabalho estiver concluído, para que o fornecedor do pneu possa coletar dados.
"Eles [funcionários do circuito] me disseram que o objetivo é fazer um asfalto que seja semelhante em termos de rugosidade para o antigo", disse Isola ao Motorsport.com.
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"É claro que não é possível ter um novo asfalto exatamente o mesmo, mas esse foi o alvo”.
"Normalmente, nós medimos a rugosidade de asfalto na quarta-feira antes de cada evento. A ideia é enviar engenheiros na próxima semana enviamos para medir o asfalto para comparar o antigo com o novo”.
"Eu sei que o circuito está planejando colocar muitos carros na pista entre o término do trabalho e o início do teste de pré-temporada para tentar estabilizá-lo, pois você tem muita evolução de pista no início porque você tem algum óleo, um pouco de betume e assim por diante”.
"Existem alguns tratamentos que você pode fazer, como água de alta pressão, e há algumas máquinas que você pode usar para limpar um pouco a primeira camada que é gordurosa”.
"Provavelmente é verdade que o primeiro dia de testes, ou talvez nos primeiros dias, haverá muita evolução, mas então devemos ter condições consistentes".
A Pirelli ainda não anunciou os três compostos que estarão disponíveis para o GP da Espanha deste ano, que acontece no dia 13 de maio, com Isola sugerindo que o novo asfalto tornará essa decisão mais complicada.
"O problema é que talvez precisemos reconsiderar a alocação porque selecionamos três compostos para cada evento, dependendo da rugosidade, do layout e da energia vai para o asfalto", disse ele.
"Temos um banco de dados e podemos selecionar compostos com base em toda essa informação”.
"Obviamente, se você tiver uma mudança completa de asfalto, como Sepang [em 2016] - eles recapearam o circuito e ficou completamente diferente do antigo”.
"Sepang foi um dos circuitos mais agressivos e tivemos a oportunidade de dar um passo mais suave depois do recapeamento”.
"Jerez foi o mesmo, no ano passado eles recapearam em outubro e fomos lá em outubro com F2 e GP3”.
"Antes da corrida, enviamos os engenheiros para medir a rugosidade, completamente diferente, muito mais suave”.
"Mudamos a alocação um passo mais suave e não foi o suficiente. O asfalto pode fazer uma grande diferença".

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