Recomendado para você

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

IMSA
IMSA
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge
Últimas notícias

Debate: a F1 deveria ter classificação e corrida no mesmo dia?

O mau tempo fez com que a F1 mudasse o dia do treino classificatório no Japão, com a tomada de tempo horas antes da largada. Você seria a favor de uma mudança permanente?

Top three qualifiers Charles Leclerc, Ferrari, pole man Sebastian Vettel, Ferrari, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1

O supertufão Hagibs, que passou pelo Japão no último fim de semana, alterou a programação dos eventos esportivos no país, incluindo a Fórmula 1. Assim como aconteceu em 2004, o treino de classificação acabou acontecendo no mesmo dia da corrida.

A categoria promete uma série de mudanças para 2021, tanto do lado técnico como esportivo, e mudanças no sábado vem sendo discutidas já para algumas etapa de 2020, como uma corrida classificatória com grid invertido.

Leia também:

Diante disso, Motorsport.com perguntou aos seus especialistas: colocar a classificação no mesmo dia da corrida seria uma boa? 

Gustavo Faldon, editor do Motorsport.com

O GP do Japão não é o melhor dos parâmetros para nós por conta dos horários. Porém, achei que quali e corrida no mesmo dia, separados por horas, foi bem legal. Algo diferente, mais dinâmico. Não sei se isso 22 vezes por ano seria legal, mas a mudança me pareceu bacana e eu seria favorável a esse formato.

É agoniante, às vezes, esperar 24 horas depois do treino para a largada da corrida. Nesse formato, me pareceu muito mais intenso. Porém, pode ser mais cansativo para fãs e quem trabalha na F1 ter um dia todo para as duas sessões.

Felipe Motta, editor-chefe do Motorsport.com

Não acho que esse seja o caminho. Explico: a F1 há anos debate como melhorar as sexta-feiras, que em muitos casos dizem pouco ao público. É um trabalho de equipes e pilotos que diz pouco aos fãs. Mas acaba sendo um "mal necessário". 

No entanto, empurrar a decisão do grid para o domingo é criar outro buraco no programa. Você deixaria a luta pela pole, que é algo muito legal para o público e cria a explosão quando o mais rápido do dia aparece, para o dia seguinte. Assim, o sábado vira um "lixo" comparável à sexta.

Fato adicional é a questão da cobertura em si e o entretenimento ao público que consome a categoria. Bem ou mal, a definição do grid ao sábado permite que a opinião dos pilotos e projeções para a corrida tenham valor.  

Erick Gabriel, repórter

O pouco tempo entre classificação e corrida poderia prejudicar – e muito – alguns pilotos do grid, em caso de algum acidente. Além disso, o sábado acabaria morrendo, restando apenas os treinos livres, o que não atrairia o público.

Dê a sua opinião!

 

 

Veja como terminou o GP do Japão de F1

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
4 - Alex Albon, Red Bull RB15
5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
6 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
7 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,
8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
9 - Sergio Perez, Racing Point RP19
10 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
11 - Lance Stroll, Racing Point RP19
12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
13 - Lando Norris, McLaren MCL34
14 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
15 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
16 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
18 - George Russell, Williams Racing FW42
19 - Robert Kubica, Williams FW42
20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
20
Artigo anterior Fórmula 1 se prepara para reunião decisiva sobre regras de 2021
Próximo artigo Brawn: Fórmula 1 não terá treinos classificatórios aos domingos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros