Fórmula 1
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
5 dias

Debate: a F1 deveria ter classificação e corrida no mesmo dia?

compartilhar
comentários
Debate: a F1 deveria ter classificação e corrida no mesmo dia?
15 de out de 2019 11:37

O mau tempo fez com que a F1 mudasse o dia do treino classificatório no Japão, com a tomada de tempo horas antes da largada. Você seria a favor de uma mudança permanente?

O supertufão Hagibs, que passou pelo Japão no último fim de semana, alterou a programação dos eventos esportivos no país, incluindo a Fórmula 1. Assim como aconteceu em 2004, o treino de classificação acabou acontecendo no mesmo dia da corrida.

A categoria promete uma série de mudanças para 2021, tanto do lado técnico como esportivo, e mudanças no sábado vem sendo discutidas já para algumas etapa de 2020, como uma corrida classificatória com grid invertido.

Leia também:

Diante disso, Motorsport.com perguntou aos seus especialistas: colocar a classificação no mesmo dia da corrida seria uma boa? 

Gustavo Faldon, editor do Motorsport.com

O GP do Japão não é o melhor dos parâmetros para nós por conta dos horários. Porém, achei que quali e corrida no mesmo dia, separados por horas, foi bem legal. Algo diferente, mais dinâmico. Não sei se isso 22 vezes por ano seria legal, mas a mudança me pareceu bacana e eu seria favorável a esse formato.

É agoniante, às vezes, esperar 24 horas depois do treino para a largada da corrida. Nesse formato, me pareceu muito mais intenso. Porém, pode ser mais cansativo para fãs e quem trabalha na F1 ter um dia todo para as duas sessões.

Felipe Motta, editor-chefe do Motorsport.com

Não acho que esse seja o caminho. Explico: a F1 há anos debate como melhorar as sexta-feiras, que em muitos casos dizem pouco ao público. É um trabalho de equipes e pilotos que diz pouco aos fãs. Mas acaba sendo um "mal necessário". 

No entanto, empurrar a decisão do grid para o domingo é criar outro buraco no programa. Você deixaria a luta pela pole, que é algo muito legal para o público e cria a explosão quando o mais rápido do dia aparece, para o dia seguinte. Assim, o sábado vira um "lixo" comparável à sexta.

Fato adicional é a questão da cobertura em si e o entretenimento ao público que consome a categoria. Bem ou mal, a definição do grid ao sábado permite que a opinião dos pilotos e projeções para a corrida tenham valor.  

Erick Gabriel, repórter

O pouco tempo entre classificação e corrida poderia prejudicar – e muito – alguns pilotos do grid, em caso de algum acidente. Além disso, o sábado acabaria morrendo, restando apenas os treinos livres, o que não atrairia o público.

Dê a sua opinião!

 

 

Veja como terminou o GP do Japão de F1

Galeria
Lista

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
1/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90

2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
2/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
3/20

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

4 - Alex Albon, Red Bull RB15

4 - Alex Albon, Red Bull RB15
4/20

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34

5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
5/20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

6 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19

6 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
6/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

7 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,

7 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,
7/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14

8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
8/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

9 - Sergio Perez, Racing Point RP19

9 - Sergio Perez, Racing Point RP19
9/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

10 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

10 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
10/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

11 - Lance Stroll, Racing Point RP19

11 - Lance Stroll, Racing Point RP19
11/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
12/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

13 - Lando Norris, McLaren MCL34

13 - Lando Norris, McLaren MCL34
13/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

14 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38

14 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
14/20

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

15 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19

15 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
15/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

16 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38

16 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
16/20

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19

17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
17/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

18 - George Russell, Williams Racing FW42

18 - George Russell, Williams Racing FW42
18/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

19 - Robert Kubica, Williams FW42

19 - Robert Kubica, Williams FW42
19/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
20/20

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Próximo artigo
RÁDIOS F1: ‘Treta’ entre Leclerc e Verstappen e bronca de Hamilton na Mercedes

Artigo anterior

RÁDIOS F1: ‘Treta’ entre Leclerc e Verstappen e bronca de Hamilton na Mercedes

Próximo artigo

Brawn: Fórmula 1 não terá treinos classificatórios aos domingos

Brawn: Fórmula 1 não terá treinos classificatórios aos domingos
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1