Últimas notícias

Debate: a F1 deveria ter classificação e corrida no mesmo dia?

O mau tempo fez com que a F1 mudasse o dia do treino classificatório no Japão, com a tomada de tempo horas antes da largada. Você seria a favor de uma mudança permanente?

Top three qualifiers Charles Leclerc, Ferrari, pole man Sebastian Vettel, Ferrari, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O supertufão Hagibs, que passou pelo Japão no último fim de semana, alterou a programação dos eventos esportivos no país, incluindo a Fórmula 1. Assim como aconteceu em 2004, o treino de classificação acabou acontecendo no mesmo dia da corrida.

A categoria promete uma série de mudanças para 2021, tanto do lado técnico como esportivo, e mudanças no sábado vem sendo discutidas já para algumas etapa de 2020, como uma corrida classificatória com grid invertido.

Leia também:

Diante disso, Motorsport.com perguntou aos seus especialistas: colocar a classificação no mesmo dia da corrida seria uma boa? 

Gustavo Faldon, editor do Motorsport.com

O GP do Japão não é o melhor dos parâmetros para nós por conta dos horários. Porém, achei que quali e corrida no mesmo dia, separados por horas, foi bem legal. Algo diferente, mais dinâmico. Não sei se isso 22 vezes por ano seria legal, mas a mudança me pareceu bacana e eu seria favorável a esse formato.

É agoniante, às vezes, esperar 24 horas depois do treino para a largada da corrida. Nesse formato, me pareceu muito mais intenso. Porém, pode ser mais cansativo para fãs e quem trabalha na F1 ter um dia todo para as duas sessões.

Felipe Motta, editor-chefe do Motorsport.com

Não acho que esse seja o caminho. Explico: a F1 há anos debate como melhorar as sexta-feiras, que em muitos casos dizem pouco ao público. É um trabalho de equipes e pilotos que diz pouco aos fãs. Mas acaba sendo um "mal necessário". 

No entanto, empurrar a decisão do grid para o domingo é criar outro buraco no programa. Você deixaria a luta pela pole, que é algo muito legal para o público e cria a explosão quando o mais rápido do dia aparece, para o dia seguinte. Assim, o sábado vira um "lixo" comparável à sexta.

Fato adicional é a questão da cobertura em si e o entretenimento ao público que consome a categoria. Bem ou mal, a definição do grid ao sábado permite que a opinião dos pilotos e projeções para a corrida tenham valor.  

Erick Gabriel, repórter

O pouco tempo entre classificação e corrida poderia prejudicar – e muito – alguns pilotos do grid, em caso de algum acidente. Além disso, o sábado acabaria morrendo, restando apenas os treinos livres, o que não atrairia o público.

Dê a sua opinião!

 

 

Veja como terminou o GP do Japão de F1

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
4 - Alex Albon, Red Bull RB15
5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
6 - Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
7 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,
8 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
9 - Sergio Perez, Racing Point RP19
10 - Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
11 - Lance Stroll, Racing Point RP19
12 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
13 - Lando Norris, McLaren MCL34
14 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
15 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
16 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
17 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
18 - George Russell, Williams Racing FW42
19 - Robert Kubica, Williams FW42
20 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1 se prepara para reunião decisiva sobre regras de 2021
Próximo artigo Brawn: Fórmula 1 não terá treinos classificatórios aos domingos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil