Recomendado para você

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Domenicali quer Fórmula 1 com pontuação nos treinos livres e grid invertido

CEO da categoria entende que "tem obrigação de tentar" novos formatos para entregar um 'show' ao público

Stefano Domenicali, CEO Formula 1

A crescente da Fórmula 1 entre o público mais jovem e, principalmente, nos Estados Unidos é um efeito que facilmente pode ser percebido olhando para as arquibancadas nos fins de semana de GP e fazendo uma rápida checagem nas redes sociais. 

Leia também:

A Netflix também tem sua parcela de responsabilidade ao trazer uma pitada de drama aos bastidores que raramente o público geral poderia, sequer, um dia ter conhecimento e muito menos acesso. Toda essa mudança de viés trouxe novas visões para o esporte que vem sendo visto como um grande show, acima de tudo.

Seguindo essa pegada, o CEO da F1, Stefano Domenicali vem tentando introduzir elementos que possam deixar, na visão dele, as corridas cada vez mais atrativas para o público. Há um ano, a introdução das sprint races - muito usadas nas corridas da F2 e F3 - passaram a fazer parte de algumas etapas do calendário. 

"É preciso tentar, há sempre muitas desculpas para não o fazer. É um princípio de vida. Puristas que sempre torcem o nariz, mas ao longo dos anos a F1 mudou a forma de classificação dezenas de vezes. É uma necessidade que não pode ser adiada, ter ainda mais espetáculo," disse o CEO em entrevista ao Corriere Della Sera.

"Gostaria de lutar sempre por algo que seja válido pelo título. Abordaremos o assunto na próxima Comissão da F1: os fãs, os organizadores, todos querem. A Sprint Race foi apenas o primeiro exemplo que poderia ser melhorado," completou.

Agora, o CEO da categoria pretende expor suas novas ideias para movimentar os fins de semana e deixar toda a atividade em pista ainda mais 'valorizada': todos os treinos livres passarem a ser pontuados e a introdução do grid invertido. 

"Em um fim de semana normal, aquele que consiste nos treinos livres 1 e 2 na sexta-feira, cada sessão deve dar pontos, ou voltas de qualificação únicas, ou uma qualificação para uma corrida de sábado diferente e mais curta, em vez da terceira sessão livre, talvez com o mecanismo do grid invertido," apresentou.

“Estamos colocando muitas coisas na mesa. Muitos dizem que não, mas já vimos em algumas ocasiões (ligadas à penalização, como na Bélgica ) a beleza de ter remanejamentos na corrida, mais ultrapassagens. Temos a obrigação de tentar", finalizou.

‘CUIDADOS com ALONSO’ e foco no aprendizado: Rico Penteado avalia DRUGOVICH na ASTON MARTIN em 2023

PODCAST #194 - Qual será o futuro de Felipe Drugovich?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior Com larga vantagem, Verstappen replica números vistos com Hamilton e Vettel na pontuação atual da F1; entenda
Próximo artigo ANÁLISE: Polêmica de Abu Dhabi levou F1 a seguir à risca regulamento de safety car na Itália

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros