Dono da Red Bull dispara: "Isso não é corrida de verdade"
Dietrich Mateschitz diz que o time, líder entre equipes e pilotos, só tiraria o máximo do carro "com 8 ou 10 pits"
O dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, criticou duramente a alta degradação dos pneus Pirelli após o GP da Espanha. O austríaco chegou a ter uma reunião com o promotor da categoria, Bernie Ecclestone.
Após cinco etapas, a Red Bull lidera o mundial de construtores e Sebastian Vettel, o de pilotos.
“Todo mundo sabe o que acontece aqui. Nestas circunstâncias, não conseguimos tirar o máximo de nosso carro ou de nossos pilotos. É uma competição de gestão de pneus. Corrida de verdade é diferente”, reclamou Mateschitz.
“Não há classificação de verdade e luta pela pole, pois todos estão economizando pneus para a corrida. Tiraríamos o máximo de nosso carro se pudéssemos parar oito ou dez vezes durante a corrida, dependendo da pista”.
Segundo o empresário, a situação é mais crítica do que nos últimos dois anos, em que a Red Bull conquistou ambos os campeonatos. “A meta era dar mais emoção às corridas aumentando as trocas de pneus, mas agora está demais. É uma situação diferente em relação à intenção original.”
Vettel também reclamou após o quarto lugar na Espanha. “Não vamos no ritmo do carro, vamos no ritmo dos pneus e obviamente fazemos algo que faz com que os pneus se degradem mais.”
O diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, admitiu que a necessidade de fazer quatro paradas, caso de 12 dos 19 pilotos que terminaram a prova, era exagerada, mas defendeu seu produto.
“Alguns de vocês – alguns – gostariam de uma prova com uma parada, em que os pneus não fossem um fator. Você pode voltar para as corridas processuais em que as posições de classificação são as mesmas de chegada. É bizarro a não ser que todos queiram dar à Red Bull os pneus para ganhar o campeonato. É muito claro. Se fizermos isso, haverá um time beneficiado e serão eles.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.