Ecclestone quer que regras da F1 sejam jogadas fora
Chefe da FOM, britânico diz que acredita que regras severas demais estejam atrapalhando o espetáculo











Bernie Ecclestone diz que buscará apoio para seu plano de simplificar as regras da Fórmula 1. O Grupo de Estratégia da categoria se reúne nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça, para discutir os futuros do esporte. O britânico espera influir nas decisões dos chefes de equipe.
"No geral, precisamos olhar bem", disse ele ao Motorsport.com. "Há regras demais e regulamentos demais. Você precisa de advogados e Deus sabe o quê para estar na F1 hoje."
Ecclestone é inflexível ao dizer que Charlie Whiting da FIA - o homem responsável por escrever as regras - deve começar tudo de novo.
"Você não pode consertar uma casa velha, melhor demolir e começar de novo. Ele tem muitas pessoas. Não precisamos esperar.”
Ecclestone acredita que a ameaça de penalizações tem estragado as corridas: "Acho que o que devemos fazer é uma grande regra: 'É proibido correr. Faça o que fizer, não corra.”
"Porque tiram tudo o que os pilotos podem fazer e não podem fazer. Eles estão guiando e perguntando o que eles podem ou não fazer. É ridículo.”
"Se você e eu estivéssemos assistindo a corrida e a decisão fosse nossa, você poderia pensar que está errado. Eu digo que não vejo por que você está dizendo que é errado, me parece ok, o cara é piloto. Deixem eles serem assim.”
"Se eu estiver tentando bloquear você, quem tem de encontrar um caminho para passar é você. A única coisa que você pode começar a discutir é se eles causarem acidentes por condução perigosa. É isso, é muito fácil."
Ecclestone tem pouca simpatia com os veteranos da F1, como Jenson Button e Fernando Alonso, que criticaram duramente a movimentação nas frenagens feita por Max Verstappen.
"O mundo está mudando. Você tem que pensar o que era dirigir quando eles começaram e o que é agora. Eu não tive o tempo, mas gostaria de ver algumas corridas antigas."
Os chefes de equipe que formam o Grupo de Estratégia são simpáticos à sugestão de Ecclestone. "Estou alinhado com ele, e acho que muitos de nós concordamos que as regras devem ser simplificadas", disse Toto Wolff ao Motorsport.com.
"É muito complexo para os fãs seguirem quando algumas coisas são penalizadas e algumas não são. Mas é igualmente muito difícil para os comissários e para o Charlie julgar, então não há solução fácil para isso. Mas acho que a tendência deve ser simplificar."
Wolff reconheceu que as questões de segurança, como colisões na zona de frenagem, devem ainda ser abordadas.
"A segurança é de extrema importância, e eu acho que este é o ponto do Charlie. Seu papel é lutar pela segurança.”
"Mas precisamos nos sentar e conversar sobre como podemos melhorar o show e simplificar as regras sem arriscar a segurança de qualquer piloto. Acho que se pudermos começar a ir na direção certa, já é uma conquista."
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.