Últimas notícias

Empresário de Schumacher critica alemão por volta à F1: "Desnecessário"

Willi Weber falou sobre como que foi o processo de volta de Schumacher à F1 e porque o alemão não teve sucesso entre 2010 e 2012

Michael Schumacher, Ferrari talks to manager Willi Weber

O heptacampeão Michael Schumacher surpreendeu o mundo do automobilismo em 2009 quando anunciou seu retorno às pistas, como piloto da Mercedes, na volta da montadora alemã à Fórmula 1. Mas sua performance passou muito longe daquela que fez história entre 1992 e 2006.

Nos três anos de seu retorno, entre 2010 e 2012, Schumacher subiu apenas uma vez ao pódio, com um terceiro lugar no GP da Europa de 2012.

Leia também:

Para Willi Weber, que foi empresário do alemão durante a maior parte de sua carreira, o grande problema foi que o heptacampeão não conseguiu adaptar seu estilo de pilotagem aos carros daquele período, que haviam passado por grandes modificações entre 2006 e 2010.

Quando Schumacher aposentou pela primeira vez, os carros eram mais leves e curtos, além de usar pneus com sulcos. Em sua volta, os modelos já eram mais longos e pesados, devido ao tamanho do tanque de gasolina, após a proibição do reabastecimento, e passaram a usar pneus slick.

"Michael tinha esse acerto especial de carro para o seu estilo, e não conseguiu isso na Mercedes", disse Weber ao jornal Kolner Express. "Os carros mais novos haviam se desenvolvido para uma direção diferente, e Michael não conseguia influenciar a tecnologia, como fez na Benetton e na Ferrari".

GALERIA: Relembre a carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1

1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1991: Jordan/Benetton - 14º lugar, 4 pontos, 6 GPs
1992: Benetton - 3º lugar, 1 vitória, 53 pontos, 16 GPs
1993: Benetton - 4º lugar, 1 vitória, 52 pontos, 16 GPs
1994: Benetton - Campeão, 8 vitórias, 92 pontos, 16 GPs
1995: Benetton - Campeão, 9 vitórias, 102 pontos, 17 GPs
1996: Ferrari - 3º lugar, 3 vitórias, 59 pontos, 16 GPs
1997: Ferrari - Desclassificado (2º lugar), 5 vitórias, 78 pontos, 17 GPs
1998: Ferrari - 2º lugar, 6 vitórias, 86 pontos, 16 GPs
1999: Ferrari - 5º lugar, 2 vitórias, 44 pontos, 10 GPs
2000: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 108 pontos, 17 GPs
2001: Ferrari - Campeão, 9 vitórias, 123 pontos, 17 GPs
2002: Ferrari - Campeão, 11 vitórias, 144 pontos, 17 GPs
2003: Ferrari - Campeão, 6 vitórias, 93 pontos, 16 GPs
2004: Ferrari - Campeão, 13 vitórias, 148 pontos, 18 GPs
2005: Ferrari - 3º lugar, 1 vitória, 62 pontos, 19 GPs
2006: Ferrari - 2º lugar, 7 vitórias, 121 pontos, 18 GPs
2010: Mercedes - 9º lugar, 72 pontos, 19 GPs
2011: Mercedes - 8º lugar, 76 pontos, 19 GPs
2012: Mercedes - 13º lugar, 49 pontos, 20 GPs
20

"Isso é verdade, mas depois que Ross [Brawn] não conseguiu melhorar o carro muito depois de 2009 e [Nico] Rosberg foi de repente o mais rápido. Michael não conseguiu compensar isso. Era uma tecnologia e geração de pilotos diferentes, apesar de Michael estar mais em forma do que nunca".

Weber ainda revelou que tentou convencer Schumacher que não era uma boa ideia voltar à F1 após o convite da Mercedes. Mas ele acredita que a presença de Schumacher foi importante na construção da equipe.

"Michael falhou na Mercedes. Se ao menos ele tivesse meu ouvido... Ele tentou de tudo e, junto com Rosberg, eles aceleraram o carro para que a Mercedes pudesse ser campeã mundial tantas vezes. Mas [voltar] ainda era desnecessário".

Cerca de um ano após sua segunda aposentadoria, em dezembro de 2013, Schumacher sofreu o acidente que causou graves lesões cerebrais. Mesmo sendo uma pessoa muito presente na vida do alemão, Weber nunca teve a permissão para visitá-lo desde então.

GALERIA: Todas as 91 vitórias de Schumacher na F1

GP da Bélgica 1992
GP de Portugal 1993
GP do Brasil 1994
GP do Pacífico 1994
GP de San Marino 1994
GP de Mônaco 1994
GP do Canadá 1994
GP da França 1994
GP da Hungria 1994
GP da Europa 1994
GP do Brasil 1995
GP da Espanha 1995
GP de Mônaco 1995
GP da França 1995
GP da Alemanha 1995
GP da Bélgica 1995
GP da Europa 1995
GP do Pacífico 1995
GP do Japão 1995
GP da Espanha 1996
GP da Bélgica 1996
GP da Itália 1996
GP de Mônaco 1997
GP do Canadá 1997
GP da França 1997
GP da Bélgica 1997
GP do Japão 1997
GP da Argentina 1998
GP do Canadá 1998
GP da França 1998
GP da Grã-Bretanha 1998
GP da Hungria 1998
GP da Itália 1998
GP de San Marino 1999
GP de Mônaco 1999
GP da Austrália 2000
GP do Brasil 2000
GP de San Marino 2000
GP da Europa 2000
GP do Canadá 2000
GP da Itália 2000
GP dos EUA 2000
GP do Japão 2000
GP da Malásia 2000
GP da Austrália 2001
GP da Malásia 2001
GP da Espanha 2001
GP de Mônaco 2001
GP da Europa 2001
GP da França 2001
GP da Hungria 2001
GP da Bélgica 2001
GP do Japão 2001
GP da Austrália 2002
GP do Brasil 2002
GP de San Marino 2002
GP da Espanha 2002
GP da Áustria 2002
GP do Canadá 2002
GP da Grã-Bretanha 2002
GP da França 2002
GP da Alemanha 2002
GP da Bélgica 2002
GP do Japão 2002
GP de San Marino 2003
GP da Espanha 2003
GP da Áustria 2003
GP do Canadá 2003
GP da Itália 2003
GP dos EUA 2003
GP da Austrália 2004
GP da Malásia 2004
GP do Bahrein 2004
GP de San Marino 2004
GP da Espanha 2004
GP da Europa 2004
GP do Canadá 2004
GP dos EUA 2004
GP da França 2004
GP da Grã-Bretanha 2004
GP da Alemanha 2004
GP da Hungria 2004
GP do Japão 2004
GP dos EUA 2005
GP de San Marino 2006
GP da Europa 2006
GP dos EUA 2006
GP da França 2006
GP da Alemanha 2006
GP da Itália 2006
GP da China 2006
91

VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título

PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

 

In this article
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Circuito de Ímola está disposto a receber F1 com portões fechados
Próximo artigo GP da Espanha: F1 vai renegociar taxas das corridas feitas com portões fechados

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros