Recomendado para você

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Últimas notícias

Engenheiros listam maiores desafios de novo regulamento

Resfriamento da nova unidade de potência sem comprometer a aerodinâmica tem sido maior fonte de preocupação

As pesquisas começaram em 2011 e, em alguns meses, as equipes viverão a hora da verdade: quem interpretou melhor as regras que trazem a volta dos motores turbo à Fórmula 1?

Segundo Mark Smith, da Caterham, o grande desafio do novo regulamento é no arrefecimento do carro, que ganha ainda uma segunda fonte de recuperação de energia.

“O maior desafio será no resfriamento. Imagino que seja isso que está fazendo todo mundo coçar as cabeças. É relativamente fácil aparecer com uma solução que vai resfriar, mas ter uma solução que resfrie e ao mesmo tempo lhe dê a performance aerodinâmica otimizada é o desafio.”

James Key, da Toro Rosso, concorda que a questão do arrefecimento será importante, mas também destaca outras grandes áreas de preocupação.

“Acho que a instalação da unidade de potência e todo o resto que vem com ela será outro desafio. Você também tem de selecionar oito seleções de marcha que darão conta do recado para todos os circuitos, e isso é difícil quando você tem outra unidade de potência e aerodinâmica diferente. Como você vai simular?”, questiona o engenheiro.

“O desafio final é fazer o carro funcionar como uma unidade coerente – não sistemas separados. O que tenho notado é que a interdependência entre as peças diferentes do carro é muito maior no carro de 2014 do que agora. Por exemplo: a instalação do motor: tem uma implicação aerodinâmica, no câmbio, no chassi – tudo é muito mais relacionado.”

Então toda essa complexidade quer dizer que podemos ter mudanças na relação de forças do grid? Key aposta que sim. “Quando começamos 2009 – que é uma boa analogia com 2014 – geralmente as equipes tinham carros parecidos e o grid estava mais apertado. É aí que há inovação para tentar sair disso. Suspeito que será o mesmo em 2014.”

Artigo anterior Mudanças nas regras apressam definição do grid para 2014
Próximo artigo Kimi se vê na briga por quinta vitória, mas quer sábado melhor

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros