Recomendado para você

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

IMSA
IMSA
Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Stock Car
Stock Car
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Entenda como pandemia ainda pode alterar planos da F1 para o GP de São Paulo

Com o GP do Japão ainda sob ameaça, etapa do Brasil pode inclusive mudar de data para acomodar o resto do calendário

Mural de Kobra em homenagem a Senna é lançado virtualmente no aniversário de 80 anos de Interlagos

A Fórmula 1 se aproxima de sua pausa de verão, que começa após o GP da Hungria na próxima semana, mas a categoria já olha para o resto da temporada 2021 e, principalmente, para duas provas que seguem como dúvidas: Japão e São Paulo. E enquanto a etapa de Suzuka deve ter seu destino selado apenas após as Olimpíadas, a prova em Interlagos ainda pode acabar mexendo com o resto do calendário.

A etapa de Hungaroring será a 11ª de 2021, e a F1 mantém na cabeça a ideia de que fará 23 provas na temporada, apesar do calendário contar no momento com apenas 22, já que não foi anunciado um substituto oficial para o GP da Austrália, cancelado há algumas semanas.

Leia também:

E nisso, o Brasil segue como uma grande dúvida para a categoria. No primeiro ano do novo contrato, a F1 e a organização do GP de São Paulo têm grande interesse em manter a etapa, que já realizou inclusive a venda de ingressos. Mas a atual situação da pandemia pode levar a mudanças no calendário para garantir a manutenção da prova, e o Japão entra com um papel importante nessa lógica também.

Sergio Perez, Racing Point RP19

Sergio Perez, Racing Point RP19

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Segundo reportagem publicada pela revista alemã Auto Motor und Sport, a situação do GP do Japão, marcado para 10 de outubro, deve ter seu destino oficializado em 10 de agosto, dois dias após a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Enquanto as etapas da MotoGP em Motegi e do WEC, em Fuji, já foram canceladas, a F1 mantém a prova no calendário, aguardando o fim dos Jogos, mas o cenário atual no país não é dos melhores.

O Japão vive um momento de crescimento no número de casos, e a chegada de milhares de atletas e pessoas de delegações do mundo todo não devem ajudar neste sentido. Apesar de informações da imprensa local afirmarem que a Honda pressiona o governo para garantir a realização da prova, para que possa fazer uma despedida da F1 em casa, a ameaça de cancelamento segue em alta.

A data limite, 10 de agosto, foi colocada porque seria o máximo em que a categoria pode adiar o envio dos containers com equipamento e materiais de publicidade para montagem do circuito antes do GP.

No momento, o GP do Japão é a terceira perna de uma rodada tripla que começa na Rússia, em 26 de setembro e que segue na Turquia, em 03 de outubro. Caso seu cancelamento seja confirmado, a F1 já teria pensado em uma alternativa, segundo a revista: fazer outra sequência de três corridas, mas na América, com duas provas em Austin, em 17 e 24 de outubro, antes do GP do México, em 31 de outubro.

Autódromo de Interlagos

Autódromo de Interlagos

Photo by: Duda Bairros

E é nesta conta que entraria o Brasil. Um dos grandes problemas para a realização do GP de São Paulo no momento é que o país segue na chamada lista vermelha do governo britânico. Isso significa que qualquer pessoa que passe pelo país teria que cumprir uma quarentena de 14 dias no retorno, o que complicaria a sequência da temporada.

No momento, o GP de São Paulo está marcado para 07 de novembro, o que criaria uma exaustiva rodada quádrupla, algo que nenhuma equipe aceitaria. 

Com o objetivo de evitar a quarentena e manter a realização da etapa, que tem a aprovação do CEO da F1, Stefano Domenicali, um plano que vem sendo considerado é o adiamento do GP de São Paulo em uma semana, para 14 de novembro. Logo na semana seguinte, no dia 21, seria acrescentado uma nova etapa, substituindo a Austrália.

Apesar de diversas candidatas na Europa, como a Alemanha, as condições climáticas do fim do ano complicam a realização de uma etapa no velho continente e, com isso, o local ideal seria mais uma prova no Oriente Médio.

Start action, Francesco Bagnaia, Ducati Team leads

Start action, Francesco Bagnaia, Ducati Team leads

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Neste contexto, duas provas surgem como candidatas. A primeira, seria o retorno do GP de Sakhir, no anel externo do circuito do Bahrein, que fez sua estreia em 2020 e foi muito elogiada por pilotos e fãs. A outra, seria a estreia do Catar. Apesar de não fazer parte do calendário da F1, a pista de Losail é tradicional no calendário da MotoGP, que corre lá desde 2004.

O momento para a introdução do Catar seria ideal também para o próprio país, que sediará a Copa do Mundo de Futebol da FIFA no próximo ano. Em meio a críticas da comunidade internacional sobre as condições dos trabalhadores envolvidos na construção dos estádios, o país busca modos de se promover, ajudando também na divulgação da Copa.

Red Bull antecipa AÇÃO DRÁSTICA pós-BATIDA com Hamilton e clã Verstappen escancara REVOLTA com Wolff

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Como fica o campeonato após guerra declarada entre Verstappen e Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Ricciardo: "Já passou o tempo de ficar frustrado com ritmo"
Próximo artigo F1: Hamilton ficou na Mercedes porque Verstappen recusou equipe, diz Ralf Schumacher

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros