Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge
Últimas notícias

Escapamento da Renault é uma das inovações do ano

Não é só o som do carro preto e dourado que é diferente: entenda como funciona o escapamento de saída frontal do time anglo-francês

Sistema de escapamento da Renault é inovador

 

Apelidado de “escapamento de saída frontal”, o inovador sistema da Renault faz justamente isso: canaliza os gases do escapamento para uma saída mais à frente no carro, entre as entradas de ar do radiador e os sidepods.

Trata-se de uma evolução do conceito do difusor soprado, que a Red Bull usa desde o ano passado. O que se fazia normalmente é canalizar os gases do escapamento de modo a alimentar o difusor, por meio de uma saída localizada logo abaixo dos braços da suspensão, com a intenção de ganhar pressão aerodinâmica.

Para que se gere downforce é preciso que o fluxo de ar seja intenso. Por isso, os difusores duplos do ano passado, alimentados por diversos buracos, canalizavam o ar que vinha de frente, de baixo, e até do escapamento, e eram muito mais eficazes que os simples. Com as novas regras, as áreas em que se pode trabalhar com esses “buracos” ficou extremamente reduzida. A ideia da Renault é tentar corrigir essa perda de downforce criando um fluxo de ar sob o assoalho.

Teoricamente, trata-se de um artifício simples: ao invés de direcionar os escapamentos para trás, eles fazem o caminho inverso e são despejados ao lado dos sidepods, onde há uma espécie de cotovelo que os direciona de volta, mas pelo lado de baixo do carro. É basicamente o mesmo princípio do difusor soprado, mas levado ao extremo, aumentando a área percorrida pelo fluxo de ar, e direcionando-a pelo assoalho.

Aí entra o motor, que, para não interromper esse fluxo, deve expelir gases continuamente, mesmo quando o piloto não está acelerando.

“Isso foi algo que desenvolvemos junto da equipe de Enstone e que é nosso ponto forte. Durante o inverno fizemos um programa muito complicado e agressivo para poder usar o motor em condições que nunca tínhamos imaginado antes. Trabalhamos com muita cartografia e fizemos muita simulação no banco e estamos conseguindo fazer funcionar o motor sem perder potência, sem perder dirigibilidade e o resultado está bem legal. Essa história da mudança de regra está colocando em dúvida a possibilidade de usar este sistema até o final da temporada”, afirmou com exclusividade ao TotalRace o engenheiro-chefe de motores em pista da equipe da Renault, Ricardo Penteado.

Não é algo simples de se fazer e são dois os poréns que o time de Enstone teve que administrar: primeiro, os gases do escapamento são muito quentes e podem interferir com a eletrônica, radiadores e até o tanque de gasolina; segundo, uma saída do escapamento mais longa funciona bem em baixas rotações, não em 18000rpm, então a Renault teve que trabalhar em seu motor.

“É muito legal porque tem alguém que tem a idéia, como um brainstorm, e vai como uma bola de neve. O pessoal da aerodinâmica fala ‘a gente pensou em fazer isso’, quem faz o chassi, o radiador, diz que não tem problemas para eles, depois propõe para nós [responsáveis pelos motores] se vemos algum problema e falamos ‘até podemos usar o motor de maneira diferente’. Então é um efeito de bola de neve quando estamos motivados para melhorar a performance, quando tem uma novidade tão grande como essa no nosso carro e o astral é muito legal. Cada um cuida de uma parte específica do carro e temos que colocar tudo para o carro funcionar bem.”

(colaborou Felipe Motta)

Artigo anterior Polêmica dos escapamentos está longe do fim
Próximo artigo Pilotos passam 20% da volta em Montreal com os pés no freio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros