Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Ex-diretor da Ferrari diz que Alonso é "incompreensível"

Demitido em 2011 e hoje um dos chefes da Mercedes, Aldo Costa revela dificuldades de trabalhar em Maranello

Um dos engenheiros da Ferrari nos tempos áureos de Michael Schumacher, Aldo Costa não esconde a satisfação por ter dado a volta por cima depois de ser demitido do time de Maranello, em 2011. Hoje um dos principais membros do comando técnico da Mercedes, o italiano explicou por que a Scuderia não vence um campeonato desde o Mundial de Construtores de 2008 – e admite que não é fácil trabalhar com Fernando Alonso.

[publicidade] “Considero Fernando um grande quando ele está no carro, pilotando. Fora do carro, eu nunca consegui entendê-lo; para mim ele tem um caráter incompreensível, é um enigma”, descreveu em entrevista ao blog do jornalista italiano Leo Turrini. “Então ele não vai vir para a Mercedes, e não vejo por que Hamilton gostaria de sair de uma equipe como a nossa.”

Costa substituiu Ross Brawn como diretor técnico da Ferrari depois de fazer parte da equipe técnica durante a era Schumacher. Após sua demissão, em maio de 2011, foi chamado pelo inglês para ser o principal projetista da Mercedes. Hoje, ele é um dos 12 engenheiros italianos da atual líder do mundial de construtores e pilotos.

“Trabalhava para uma companhia que é um mito. Não gosto de ver como esse mito está reduzido em termos de Fórmula 1, mesmo que eles tenham me demitido de uma maneira que não acredito que tenha sido muito elegante”, admitiu.

“Erros estratégicos foram cometidos – não estou falando de erros de visão – e foram muito sérios. E é claro que eles não tomaram sempre as melhores decisões em termos de pessoal. Dou um exemplo: em 2008 o departamento de corrida pediu que fosse construído um novo túnel de vento. Considerávamos isso essencial. E nos falaram que não era necessário.”

O túnel de vento acabou sendo convertido de 50 para 60% de escala, mas passou a ter problemas de calibragem. Isso levou o time a ter de alugar o equipamento que era da Toyota, na Alemanha.
Artigo anterior "A Williams está pronta para lutar por títulos", crava Massa
Próximo artigo “Havia pânico quando cheguei”, diz novo diretor técnico da Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros