Ex-piloto de testes da McLaren: "Senna era incrivelmente egoísta"
Mark Blundell falou sobre o tricampeão em entrevista ao podcast oficial da F1, relembrando de histórias vividas com Senna

Mesmo mais de 20 anos após sua morte, Ayrton Senna continua sendo um tópico muito discutido no mundo da Fórmula 1. E os tópicos são variados: dos trabalhos de caridade no Brasil até sua morte em Ímola. Mesmo assim, essas histórias parecem ter deixado de lado outro traço da personalidade do brasileiro, que só se via nas pistas.
Segundo o ex-piloto da McLaren, Mark Blundell, o brasileiro era uma mescla de "gênio com louco". Pelo menos foi assim que ele o descreveu em entrevista ao Beyond the Grid, podcast oficial da F1, onde também disse: "Ele também era incrivelmente egoísta. Sempre fez de tudo para garantir que teria tudo que precisava para vencer".
Leia também:
- Chuva, incêndio de Verstappen e Senna esperando o reboque: as histórias por trás das melhores fotos da Fórmula 1 (Parte 1)
- Mural de Eduardo Kobra em homenagem a Senna tem lançamento virtual no aniversário de Interlagos
- Hoje chefe da equipe, filha de Frank Williams revela paixão juvenil por Senna: "ele era um Deus"
Blundell foi piloto de testes da McLaren em 1992, justo quando Senna dividia a equipe com Gerhard Berger. Era o momento que a Williams estava próxima de alcançar o topo da F1 com seu carro de outro mundo, com a suspensão ativa, um avanço que a McLaren tentou desenvolver através do britânico.
Foi justo em uma das atividades relacionadas com esse desenvolvimento que o piloto relembrou de um capítulo vivido com Senna.
"Me lembro de um teste em Ímola. Estava no carro que tinha a suspensão ativa e meu tempo de volta foi um pouco mais rápido que o de Senna, que correu sem isso", disse Blundell, que destacou que o brasileiro não acreditava que um piloto de testes havia andado mais rápido que ele. "Assim que saiu do carro estudou os dados e analisou o que estava acontecendo".
"Eu precisava ir ao aeroporto e tinha combinado com Josef Leberer, o fisio, que ele me levaria. Estávamos sentados e eu disse: 'Bem pessoal, tenho que ir para o aeroporto agora. Josef, pode me levar?'. Aí Senna levantou a cabeça rapidamente e disse: 'Não, você vai ficar aqui'".
"Várias pessoas estavam presentes na reunião, e não disseram nada. Todos ficaram mudos. Eu disse: 'Mas como? Preciso ir para o aeroporto. Josef vai me levar. Tudo está planejado'. Senna levantou a cabeça de novo e disse: 'Não. Você vai ficar'".
"Foi um jogo psicológico dele para tentar me fazer entender que eu era o piloto de testes, o substituto".
Continuando com o relato, ele explicou: "Era assim que trabalhava, entendi isso depois. Ele sempre tirava o máximo proveito das pessoas ao seu redor. Ele tinha o dom de falar sobre algo e acionar um sistema sem que as pessoas ao seu redor percebessem o quão grande era essa pressão".
O ex-piloto também relembrou outra história de quando estava no avião com Senna, e sua assessora Betise Assumpção o entregou uma pasta com recortes de matérias que haviam saído na imprensa. As seções principais dos recortes estavam marcadas com pequenas flechas.
Blundell se surpreendeu ao ouvir a explicação de Senna: "Esses são os comentários negativos sobre mim. E quero entender quem que diz algo do tipo". O ex-piloto de testes da McLaren se deu conta que o brasileiro podia dar conta de outras coisas além de correr, diferente dele próprio.
GALERIA: Dez momentos inesquecíveis da carreira de Senna

Foto de: Jean-Francois Galeron

Foto de: Jean-Francois Galeron

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foto de: LAT Images

Foto de: LAT Images

Foto de: Sutton Motorsport Images
VÍDEO: Barrichello relembra em detalhes o dia em que Senna socou Irvine na F1
PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?
.

5 passos para uma corrida segura: F1 detalha plano de segurança contra Covid-19 no retorno da temporada
50 anos sem Bruce McLaren: o nascimento de uma equipe lendária que carrega seu nome e legado
