Live text
Fórmula 1
GP do México
Treino Livre 1 - GP do México
Acompanhe tudo o que acontece no primeiro treino do fim de semana
Por: Fabio Tarnapolsky
Parou
Até a próxima!
Com isso, vamos encerrando nossa cobertura em tempo real do TL1. Muito obrigado pela companhia, pessoal!
Não esqueça: às 18h teremos o segundo treino livre e em seguida o SEXTA-LIVRE, programa do Motorsport.com no Youtube comentando tudo sobre as sessões do dia.
Não esqueça: às 18h teremos o segundo treino livre e em seguida o SEXTA-LIVRE, programa do Motorsport.com no Youtube comentando tudo sobre as sessões do dia.
Classificação final do TL1:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 28 | 1'18.341 | 197.781 | |||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 24 | 1'18.417 | 0.076 | 0.076 | 197.589 | |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 28 | 1'18.464 | 0.123 | 0.047 | 197.471 | |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 20 | 1'18.610 | 0.269 | 0.146 | 197.104 | |
5 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 23 | 1'18.985 | 0.644 | 0.375 | 196.168 | |
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 26 | 1'19.463 | 1.122 | 0.478 | 194.988 | |
7 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 26 | 1'19.656 | 1.315 | 0.193 | 194.516 | |
8 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'19.667 | 1.326 | 0.011 | 194.489 | |
9 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 20 | 1'19.759 | 1.418 | 0.092 | 194.265 | |
10 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 27 | 1'19.858 | 1.517 | 0.099 | 194.024 | |
11 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 30 | 1'20.011 | 1.670 | 0.153 | 193.653 | |
12 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 1'20.026 | 1.685 | 0.015 | 193.617 | |
13 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 27 | 1'20.030 | 1.689 | 0.004 | 193.607 | |
14 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 25 | 1'20.273 | 1.932 | 0.243 | 193.021 | |
15 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 26 | 1'20.301 | 1.960 | 0.028 | 192.954 | |
16 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 27 | 1'20.344 | 2.003 | 0.043 | 192.850 | |
17 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 23 | 1'20.517 | 2.176 | 0.173 | 192.436 | |
18 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 23 | 1'21.580 | 3.239 | 1.063 | 189.928 | |
19 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 27 | 1'22.144 | 3.803 | 0.564 | 188.624 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 24 | 1'22.819 | 4.478 | 0.675 | 187.087 |
Também estão no top 10 as duas Ferraris, as duas Alpines, a AlphaTauri de Gasly e a Aston Martin de Vettel.
Checkered flag
Cronômetro zerado e está encerrado o TL1 do GP do México!
Bottas é o mais rápido, seguido de Hamilton em segundo e Verstappen completando o top 3. Dobradinha da Mercedes.
Bottas é o mais rápido, seguido de Hamilton em segundo e Verstappen completando o top 3. Dobradinha da Mercedes.
Pérez dá mais algumas escapadas, mas não bate o carro dessa vez. O mexicano melhorou seu tempo e é o quarto colocado. Com isso, Mercedes e Red Bull ocupam as quatro primeiras posições.
Segundo a conta da Pirelli no Twitter, os tempos estão mais altos do que a última vez que a F1 visitou o México, em 2019, e devem melhorar ao longo que os carros deixam borracha na pista.
Quatro minutos para o fim do treino e alguns pilotos partem para as simulações de corrida, com poucas mudanças na tabela de tempos.
Dez minutos para o fim do TL1 e a classificação momentânea é:
Bottas
Hamilton
Verstappen
Gasly
Pérez
Sainz
Leclerc
Vettel
Tsunoda
Raikkonen
Stroll
Ricciardo
Norris
Giovinazzi
Russell
Ocon
Alonso
Latifi
Schumacher
Mazepin
Bottas
Hamilton
Verstappen
Gasly
Pérez
Sainz
Leclerc
Vettel
Tsunoda
Raikkonen
Stroll
Ricciardo
Norris
Giovinazzi
Russell
Ocon
Alonso
Latifi
Schumacher
Mazepin
Hamilton pula para a segunda colocação e vai marcando a dobradinha da Mercedes com Bottas em primeiro.
Raikkonen também será investigado após o treino pelos mesmos motivos de Hamilton: escapada e retorno fora dos limites de pista na Curva 1.
Bottas volta a liderança após perdê-la momentaneamente para Verstappen. O finlandês marcou 1:18.341, 123 milésimos abaixo do tempo do holandês.
Pérez está de volta à pista, apenas 26 minutos após seu acidente na última curva. Mais um trabalho rápido dos mecânicos da Red Bull.
O incidente não é algo que costume dar punições rígidas, sendo mais provável uma advertência ao piloto da Mercedes.
Hamilton está sob investigação por ter ultrapassado os limites de pista em sua escapada na Curva 1. Ao que parece, o britânico parece ter desrespeitado a zona por onde deveria ter voltado ao traçado instruída por Michael Masi antes dos treinos.
Os pilotos começam a baixar os tempos para menos de 1:20. Bottas assume a liderança com 1:18.834, seguido de Sainz que ficou na casa de 1:19.
30 minutos para o fim do TL1 e esta é a classificação até o momento:
Hamilton
Verstappen
Tsunoda
Bottas
Gasly
Alonso
Stroll
Ricciardo
Norris
Pérez
Vettel
Russell
Sainz
Schumacher
Leclerc
Ocon
Raikkonen
Giovinazzi
Mazepin
Latifi
Hamilton
Verstappen
Tsunoda
Bottas
Gasly
Alonso
Stroll
Ricciardo
Norris
Pérez
Vettel
Russell
Sainz
Schumacher
Leclerc
Ocon
Raikkonen
Giovinazzi
Mazepin
Latifi
Em terceiro, aparece Tsunoda a dois décimos de Verstappen, com Bottas e Gasly fechando o top 5 momentâneo.
Verstappen marcou 1:19.826 e assumiu a liderança até Hamilton o superar por menos de um décimo e recuperar a ponta. O que chama a atenção é que o heptacampeão segue de compostos macios contra pneus duros do holandês.
Red Bull segue trabalhando no carro de Pérez nos boxes por conta da asa quebrada. Por enquanto, o mexicano é o sexto na classificação.
Hamilton assume a liderança com 1:20.085 em sua segunda tentativa calçando pneus macios, com Verstappen em segundo de pneus duros.
Hamilton abre sua volta rápida, mas ela acaba já na primeira curva. O britânico passou reto na freada e abortou.
Green flag
Bandeira verde e carros na pista de novo.
Os pequenos acidentes de Leclerc e Pérez:
Safety car
Safety car virtual acionado para limpeza da pista, que está muito escorregadia por conta da poeira.
Pérez também teve problemas no mesmo lugar, mas o mexicano teve danos piores na asa traseira e quebrou metade dela. Pilotos com dificuldades nessa curva.
Yellow flag
Bandeira amarela no setor 3, Leclerc escapa na última curva, dá um leve toque no muro e danifica a asa traseira. Ele vai aos boxes para trocar a peça.
Bottas baixa sua própria marca em quase um segundo e anota 1:20.459
Apenas Aston Martin, Williams e a AlphaTauri de Gasly ainda não marcaram tempo.
Os carros completam as primeiras voltas e Bottas é o mais rápido até o momento, com uma marca de 1:21.327 que deve baixar consistentemente.
Muita poeira na pista no momento, mesmo após dias "varrendo" o asfalto. Alguns pilotos já reclamaram disso.
Ele segue na volta de aquecimento na pista, a ver se voltará aos boxes.
Giovinazzi mal saiu para a pista, junto aos outros pilotos, e reclamou de um problema no motor. Começo complicado para ele e a Alfa Romeo.
Lights green
Luz verde e está valendo o TL1!
Estes serão os pilotos que participarão do fim de semana, não há nenhuma alteração nas equipes.
# | Piloto | Equipe | Carro | Motor | Pneus | |
---|---|---|---|---|---|---|
3 | Daniel Ricciardo | McLaren | McLaren MCL35M | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
4 | Lando Norris | McLaren | McLaren MCL35M | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Racing | Aston Martin AMR21 | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
6 | Nicholas Latifi | Williams | Williams FW43B | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Alfa Romeo C41 | Ferrari 065/6 | Pirelli | |
9 | Nikita Mazepin | Haas F1 Team | Haas VF-21 | Ferrari 065/6 | Pirelli | |
10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | AlphaTauri AT02 | Honda RA621H | Pirelli | |
11 | Sergio Perez | Red Bull Racing | Red Bull RB16B | Honda RA621H | Pirelli | |
14 | Fernando Alonso | Alpine | Alpine A521 | Renault E-Tech 20B | Pirelli | |
16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari SF21 | Ferrari 065/6 | Pirelli | |
18 | Lance Stroll | Aston Martin Racing | Aston Martin AMR21 | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | AlphaTauri AT02 | Honda RA621H | Pirelli | |
31 | Esteban Ocon | Alpine | Alpine A521 | Renault E-Tech 20B | Pirelli | |
33 | Max Verstappen | Red Bull Racing | Red Bull RB16B | Honda RA621H | Pirelli | |
44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes F1 W12 E Performance | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
47 | Mick Schumacher | Haas F1 Team | Haas VF-21 | Ferrari 065/6 | Pirelli | |
55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari SF21 | Ferrari 065/6 | Pirelli | |
63 | George Russell | Williams | Williams FW43B | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes F1 W12 E Performance | Mercedes F1 M12 E Performance | Pirelli | |
99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Alfa Romeo C41 | Ferrari 065/6 | Pirelli |
A sessão marca o inicio dos trabalhos em pista no Hermanos Rodríguez. O circuito volta ao calendário da Fórmula 1 em 2021 após ter ficado de fora em 2020 por conta de restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Boa tarde pessoal!
Começamos agora nossa cobertura em tempo real do primeiro treino livre do GP do México de Fórmula 1, vem com a gente!
Começamos agora nossa cobertura em tempo real do primeiro treino livre do GP do México de Fórmula 1, vem com a gente!
Principais comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.
Tendência
Últimas notícias
F1: Ferrari anuncia acordo plurianual com gigante da informática IBM
F1: Ferrari anuncia acordo plurianual com gigante da informática IBM
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
GP de São Paulo
F1: Aston Martin revela motivo das dificuldades de Stroll e Alonso no GP de São Paulo
Como era a F1 em 2017, último ano com piloto brasileiro no grid
GP de São Paulo
Como era a F1 em 2017, último ano com piloto brasileiro no grid