Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Aston Martin e AlphaTauri revelam atualizações finais da temporada; confira

Equipes já estão experimentando partes que poderão ser incluídas no carro de 2024

Aston Martin Racing AMR23 technical detail

A Aston Martin e a AlphaTauri revelaram os últimos grandes pacotes de atualização para a temporada 2023 da Fórmula 1 neste fim de semana nos Estados Unidos que inicia a rodada tripla nas Américas.

Enquanto a equipe de Silverstone tenta manter o quarto lugar no campeonato dos construtores da F1 contra os grandes ganhos obtidos pela McLaren durante a temporada, o AMR23 recebeu uma atualização no assoalho, na carroceria e na asa.

Para Austin, a borda do assoalho foi ajustada. Foram adicionadas uma ranhura longitudinal e uma asa externa, sendo que a asa era montada anteriormente sob o assoalho. O difusor ganhou uma expansão revisada na vista lateral.

Leia também:

A carroceria da tampa do motor também foi modificada. A equipe fez um rebaixo ao lado da borda do assoalho revisada, enquanto uma nova asa de feixe com perfis e incidência revisados interagirá com o difusor remodelado. Essa atualização em quatro partes foi concebida para funcionar em conjunto e aumentar o desempenho da parte inferior do assoalho.

Como o GP dos EUA é uma corrida de velocidade, há apenas uma sessão de treinos para validar as alterações. No entanto, Stroll teve problemas e conseguiu andar em somente 5 voltas na sessão disputada na sexta-feira. A Aston Martin já explicou que o progresso feito em direção ao seu carro de 2024 influenciou os ajustes finais feitos no desafiante deste ano.

Fernando Alonso disse: "Mesmo que você pare alguém agora no paddock e pergunte: 'Qual deles teve uma temporada melhor até agora, Aston Martin ou McLaren? 99% das pessoas dirão McLaren."

Aston Martin Racing AMR23 technical detail

Foto de: Matt Kew

Detalhe técnico do AMR23 da Aston Martin Racing

"Eles estão 11 pontos atrás, então, até agora, tivemos uma temporada melhor do que a deles, porque ainda estamos 11 pontos à frente. Mas é verdade que a última corrida é o que conta e é o que fica em sua cabeça. Nesses dois últimos finais de semana, não estamos no ritmo certo. Eles têm sido melhores do que nós em termos de desenvolvimento do carro."

"Portanto, precisamos aceitar isso, mas 2024 será uma coisa diferente", encerrou Alonso.

Enquanto isso, antes de estabelecer uma relação mais próxima com o departamento de aerodinâmica da Red Bull em 2024, a AlphaTauri presenteou o AT04 com um novo assoalho, carroceria, canto traseiro e ajustes no chassi.

A área central dianteira do assoalho foi atualizada, as grades receberam uma curvatura revisada e a grade mais externa foi ampliada para melhorar o desempenho na parte dianteira do assoalho.

A equipe justificou: "A mudança na barreira mais externa mantém as perdas de esteira da roda dianteira mais longe do assoalho dianteiro, gerando uma pressão estática mais alta no lado externo."

A curvatura da parte dianteira da asa da borda do assoalho foi aumentada e expandida para trás para "diminuir a pressão estática" e ajudar a "atrair maior fluxo de massa sob o assoalho dianteiro".

AlphaTauri AT04 technical detail

Foto de: Matt Kew

Detalhes técnicos do AlphaTauri AT04

A carroceria atualizada da tampa do motor aumenta o resfriamento, mas sem interromper o desempenho da asa traseira, enquanto os cantos traseiros recebem winglets revisados para melhorar o desempenho do difusor, empurrando a esteira das rodas mais para fora.

Por fim, as superfícies inferiores do chassi dianteiro foram alteradas. A equipe escreve: "As superfícies revisadas locais para a suspensão dianteira interna aumentam a velocidade local, gerando assim um aumento na carga local no chassi."

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

OUÇA: Pérez e até Marko na 'corda bamba' da RBR. Andretti-Ferrari na F1? Caos pré-EUA

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Venda extraordinária de ingressos para o GP de São Paulo acontece nesta sexta-feira
Próximo artigo F1: Alpine confirma Doohan no TL1 do México e Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil