Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

F1: CEO diz que Alpine pode encerrar Academia de Pilotos após novela Piastri

Formação atual da Academia possui o brasileiro Caio Collet entre os pilotos apoiados pela marca francesa

Fernando Alonso, Alpine A522

A novela envolvendo Oscar Piastri e a McLaren não caiu bem na Alpine, e pode ter implicações maiores para o envolvimento da marca na Fórmula 1. Em entrevista, o CEO Laurent Rossi afirmou que considera seriamente fechar seu programa de desenvolvimento de jovens talentos assim que cumprir as obrigações contratuais com os pilotos atuais.

Com 2023 se aproximando, a Alpine ainda busca o segundo piloto para o próximo ano. Inicialmente, pensava em renovar com Fernando Alonso, que decidiu ir para a Aston Martin logo no começo da pausa de verão.

Leia também:

Na sequência, o time francês anunciou que o campeão da Fórmula 2 e piloto reserva Oscar Piastri, seria promovido ao lado de Esteban Ocon, o que desencadeou uma longa novela. O australiano negou a informação porque já havia assinado com a McLaren, e seu destino foi decidido apenas depois de uma intervenção da Junta de Reconhecimento de Contratos, que deu ganho de causa ao time de Woking.

Desde então, a Alpine vem deixando bem claro que o caso Piastri não caiu bem na direção da marca, por mais que o CEO tenha reconhecido que o problema surgiu com a falta de um contrato mais forte da marca com o australiano.

Mas isso não altera o fato de que a Alpine está decepcionada que, apesar de todos os investimentos e oportunidades oferecidas, Piastri tomou a decisão de fazer sua estreia na F1 pela McLaren.

E declarações recentes deixam dúvidas sobre as consequências na forma como as equipes da F1 lidem com seus programas de jovens talentos. Rossi, por exemplo, coloca em xeque o futuro da Academia da Alpine.

"O problema é que isso torna o mercado muito fluido, e coloca em risco as partes interessadas que investem em alguém", disse. "Se você decidir que vai economizar dinheiro todo ano ao não investir em jovens pilotos, atraindo-os com o dinheiro economizado, está escolhendo um ponto de partida diferente".

"Não sei se quero continuar treinando estes pilotos, ou se terei que colocá-los em um contrato que pode não ser atrativo para eles. Como solucionar isso?".

"Agora estamos questionando se continuamos para além da leva atual de pilotos que temos, e cujos contratos vamos honrar até o fim das nossas obrigações, já que temos planos de longo prazo com eles. Nos perguntamos se aceitaremos novos pilotos, por que faríamos isso".

No momento, a Alpine possui quatro pilotos oficiais em sua academia: o brasileiro Caio Collet e o francês Victor Martins, que disputaram a F3 neste ano, além de Jack Doohan e Olli Caldwell, da Fórmula 2. A marca ainda possui outros pilotos afiliados, incluindo o brasileiro Matheus Ferreira, que corre no kart.

Podcast #195 - Fantasma de Abu Dhabi assombra Monza: o que mudar na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: De Vries confirma conversas com Marko, mas diz que futuro está "fora de seu controle"
Próximo artigo F1 - CEO da McLaren detona sistema de superlicença e 'novela' Herta: "Verstappen e Raikkonen não seriam elegíveis"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros