F1: Como está o mercado após notícias de Gasly, de Vries e Ricciardo?

Próxima temporada ainda tem duas pendências quanto a pilotos, uma na Williams e outra na Haas

Daniel Ricciardo, McLaren, Pierre Gasly, Scuderia AlphaTauri

Com o novo regulamento da Fórmula 1, as equipes têm buscado estabilidade por meio da manutenção da dupla de pilotos. Para a temporada de 2022, sete duplas permaneceram inalteradas (antes da guerra Rússia vs Ucrânia), com a chegada de apenas um novato, Zhou Guanyu.

O editor recomenda:

E, na realidade, a maioria das mudanças dentro das duplas resultou de uma única decisão: a escolha da Mercedes de promover George Russell, que resultou na liberação de um assento na Williams (ocupado agora por Alex Albon) e levou Valtteri Bottas para a Alfa Romeo que também renovou completamente seus pilotos dispensando os serviços de Antonio Giovinazzi e com a aposentadoria de Kimi Räikkönen.

O retorno de Kevin Magnussen à Haas foi ditado pela situação geopolítica, que viu Nikita Mazepin ser afastado da equipe americana. Para 2023, o mercado também parecia estar caminhando para uma situação bastante estável, devido à falta de vagas disponíveis nas principais equipes, mas os anúncios em rápida sucessão viraram as coisas de cabeça para baixo.

Primeiro foi a aposentadoria do tetracampeão mundial Sebastian Vettel, depois sua substituição por Fernando Alonso na Aston Martin, o espanhol surpreendeu ao falhar na Alpine apesar das negociações bem avançadas para estender seu contrato.

A equipe francesa foi rápida em anunciar um substituto, que era ninguém menos que Oscar Piastri, piloto reserva cujo acordo parecia prever que ele assumisse um possível assento vindo a ser liberado na Alpine.

No entanto, o australiano assinou contrato com a McLaren, que liberou Daniel Ricciardo. Portanto, é necessário que a equipe de Enstone encontre um substituto para Fernando Alonso, enquanto a McLaren alinhará Lando Norris e Piastri em 2023.

No começo de outubro, as negociações da AlphaTauri com Nyck de Vries (a opção Colton Herta foi fechada) para depois liberar Pierre Gasly para a Alpine na vaga de Alonso se confirmaram. O time de Faenza também já havia estendido o contrato do Yuki Tsunoda até 2023, com a Williams confirmando o fim do ciclo com Nicholas Latifi ao fim da temporada de 2022.

Agora, a 'bola da vez' do mercado é justamente a vaga do time de Grove, com o norte-americano Logan Sargeant, piloto da Fórmula 2 e membro da academia da Williams, bem cotado. Outra opção é Schumacher, que deve ser dispensado pela Haas.

Na equipe dos Estados Unidos, o 'pole position' para ser companheiro de Magnussen, já confirmado para 2023, é o alemão Nico Hulkenberg. O veterano, porém, tem a concorrência principalmente do italiano Antonio Giovinazzi. Enquanto isso, Ricciardo já confirmou que não estará no grid em 2023.

Veja como está a situação de equipes e pilotos para 2023 até agora:

Equipe Fornecedora de motor Pilotos confirmados Contrato expira em: Pilotos cogitados
Red Bull Red Bull

Netherlands Max Verstappen

Mexico Sergio Pérez

2028
2024
 
Ferrari Ferrari

Monaco Charles Leclerc

Spain Carlos Sainz

2024

2024

 
Mercedes Mercedes

United Kingdom Lewis Hamilton

United Kingdom George Russell

2023
?
 
Alpine Renault

France Esteban Ocon

France Pierre Gasly

2024

Multianual

 

McLaren Mercedes

United Kingdom Lando Norris

Australia Oscar Piastri

2025

2024

 

Alfa Romeo Ferrari

Finland Valtteri Bottas

China Zhou Guanyu

?  
Haas Ferrari

Denmark Kevin Magnussen

?

?

Italy Antonio Giovinazzi

Germany Nico Hülkenberg

Brazil Pietro Fittipaldi

Germany Mick Schumacher

AlphaTauri Red Bull

Netherlands Nyck de Vries

Japan Yuki Tsunoda

 

2023

 

 

Aston Martin Mercedes

Spain Fernando Alonso

Canada Lance Stroll

Multianual

?

 
Williams Mercedes

Thailand Alexander Albon

?

 

United States Logan Sargeant

Germany Mick Schumacher

Italy Antonio Giovinazzi

United Kingdom Jack Aitken

Australia Jack Doohan

Verstappen SE LIVRA DE PUNIÇÃO após 'BLOQUEAR' Norris no Japão; Max POLE e pode ser bi da F1 domingo

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen instruiu de Vries a falar com Marko após Monza
Próximo artigo F1: Russell lamenta desempenho da Mercedes em velocidade de reta

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil