F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Foi um fim de semana decepcionante para o agora ex-líder do campeonato, mas poderia ter sido muito pior após um fraco desempenho na classificação
O chefe de equipe da McLaren, Andrea Stella, revelou que uma reunião após a classificação pode ser creditada à reviravolta no desempenho de Oscar Piastri no fim de semana do GP do México de Fórmula 1.
O australiano terminou em quinto lugar no Autódromo Hermanos Rodriguez depois de uma sessão de classificação muito decepcionante, em que ficou em oitavo, mas largou em sétimo devido à penalidade de Carlos Sainz no grid.
Já o companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, dominou desde a pole, o que significa que ele tomou a liderança do campeonato de Piastri por um ponto, faltando quatro rodadas para o fim da temporada.
Entende-se que a natureza de alta altitude e baixa aderência da pista mexicana não se adequou ao estilo de pilotagem de Piastri, pois fez com que o MCL39 deslizasse com frequência nas curvas. Ele enfrentou uma situação semelhante no fim de semana anterior, em Austin, onde novamente ficou fora do ritmo, terminando em quinto lugar - mas Stella disse que uma reunião no México no final do sábado ajudou a superar alguns dos problemas.
"Depois da classificação, fizemos uma análise extensa com Oscar do ponto de vista de dados, comentários e vídeos", disse Stella.
Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images
"Extraímos algumas informações importantes em termos de como o carro precisa ser pilotado nessas condições especiais de baixa aderência que enfrentamos aqui no México, até certo ponto, semelhantes às de Austin. Parece que, nesse regime, é preciso pilotar o carro de uma forma que se adapte ao fato de que o carro desliza muito e pode deslizar e produzir tempo de volta", continuou.
"Essa não é necessariamente a maneira pela qual Oscar sente naturalmente que está fazendo um bom tempo de volta. Então, identificamos algumas coisas que poderíamos fazer com o carro e algumas que ele poderia fazer com na pilotagem. Oscar deve estar muito orgulhoso de como lidou com a transição de ontem para hoje", disse o chefe da McLaren.
Stella até acha que Piastri poderia ter terminado em uma posição mais alta no domingo, se não fosse pelo tráfego no meio do pelotão, já que ele caiu para 10º em uma primeira volta muito confusa.
Em seguida, ele recuperou posições com uma estratégia de duas paradas, mas Piastri ainda se viu muitas vezes no meio do tráfego, enquanto um safety car virtual no final impediu sua tentativa de ficar em quarto lugar, atrás de Oliver Bearman.
Oscar Piastri, McLaren, Oliver Bearman, Haas F1 Team
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Independentemente disso, Stella ficou feliz com a corrida que Piastri fez e pôde ver as grandes melhorias que fez graças ao reunião depois da classificação.
"Pudemos ver na corrida que ele estava aplicando isso", acrescentou Stella. "Ele definitivamente tinha um ritmo mais competitivo. É uma pena que ele não estivesse em condições de usar totalmente esse ritmo porque não conseguimos encontrar uma maneira de tirá-lo do tráfego".
"Ele passou a corrida inteira olhando para a caixa de câmbio do carro da frente. Mas é importante para Oscar que passemos por esse tipo de experiência, na qual aprendemos novas ferramentas para adicionar à caixa de ferramentas, porque é assim que você se torna a versão mais completa de um piloto de Fórmula 1", continuou.
"Isso também é importante para as próximas quatro corridas, nas quais encontraremos, novamente, condições diferentes. Portanto, precisamos estar prontos para todas elas, mas acho que Oscar deve estar muito orgulhoso e feliz com sua corrida de hoje", concluiu.
Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi completam a temporada e as duas etapas do Oriente Médio são conhecidas por suas condições quentes e intensas em comparação com o frio da corrida noturna americana.
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.