Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

F1 confirma nova classificação e carros mais rápidos em 2017

Federação ratifica dimensões maiores para os carros no próximo ano. Novo treino classificatório será votado na próxima semana e deve entrar em vigor neste ano

Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T

A Fórmula 1 confirmou nesta quarta-feira que deve abandonar o sistema de classificação vigente na categoria desde 2006. Em seu lugar, a FIA estabeleceu um formato parecido, mas com algumas alterações que prometem mudar a dinâmica da sessão para quem assiste pela televisão.

As ideias, já aprovadas pelas equipes, serão agora analisadas com mais detalhes antes de uma votação na próxima semana pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

A FIA disse: "O novo sistema está sendo avaliado para a introdução, potencialmente no início da temporada de 2016."

As mudanças são idênticas às reportadas nesta última terça-feira pelo Motorsport.com. Veja abaixo como ficaria a nova dinâmica.

Q1

-16 minutos de duração;
- Após sete minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, 15 avançam para o Q2.

Q2

-15 minutos de duração;
- Após seis minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado, até a bandeira quadriculada;
- sete pilotos eliminados, oito avançam para o Q3.

Q3

-14 minutos de duração;
- Após cinco minutos, o piloto mais lento é eliminado;
- Depois, a cada segmento de 1min30s o mais lento é eliminado até que, a 1min30s do final, restarão os dois pilotos que lutarão pela pole position.

Mudanças para 2017

Já para 2017, visando aumentar a velocidade da F1, a FIA aprovou novas dimensões para os carros. Os pneus, a largura do carro e as asas dianteiras e traseiras serão aumentados.

Embora saiba-se que Mercedes, Red Bull e Toro Rosso tenham votado contra o que se tornou conhecido como a “proposta McLaren”, para os carros terem 25% mais downforce, as mudanças tiveram apoio suficiente para passar pela Comissão da F1. A última data para alterações no regulamento é 30 de Abril. Após isso, eles entrarão em vigor para 2017.

Estima-se que os carros de 2017 poderão ser até três segundos por volta mais rápidos que os de 2016.

As mudanças são:

                                              2016           2017
PNEUS DIANTEIROS           245mm      305mm
PNEUS TRASEIROS             325mm      405mm
DIMENSÃO SUSPENSÃO   1800mm    1800mm
ASA DIANTEIRA                   1650mm   1800mm
ASA TRASEIRA (LARGURA) 750mm     950mm
ASA TRASEIRA (ALTURA)    950mm     800mm
LARGURA DO CARRO        1400mm  1600mm
PESO                                     702kg         722kg + pneus

Motores

As fabricantes e a FIA continuam trabalhando em planos para reduzir os custos e garantir o fornecimento de motores.

Entende-se que há diferenças de opiniões sobre as necessidades de os fabricantes fornecem motores a um determinado número de equipes, bem como assegurar que o desempenho das várias unidades possuam convergência.

A F1 também visa aumentar o barulho dos carros.

Cockpit fechado

A FIA também confirmou que o cockpit fechado deverá ser implementado em 2017.

"A Comissão da F1 confirmou a intenção de introduzir alguma forma de proteção ao cockpit a partir da temporada 2017", disse

"Todas as partes interessadas estão trabalhando juntas para tornar isso uma realidade. O conceito circular (Halo) é a opção preferida. Outras opções, como a proteção do cockpit transparente, continuarão sendo avaliadas."

Artigo anterior Massa completa 57 voltas e fica em 6º na manhã de testes
Próximo artigo Rosberg afirma que Mercedes ainda não mostrou ritmo real

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros