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F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Para a equipe britânica, 2026 é uma oportunidade de recomeçar, apoiada nos investimentos realizados, tanto na área das instalações quanto do pessoal

Enrico Cardile, Aston Martin Racing

Para muitas equipes, a temporada 2026 da Fórmula 1 representa a oportunidade ideal para começar do zero e, ao mesmo tempo, tentar fechar a lacuna que as separa das principais equipes no final desse ciclo técnico dos carros de efeito solo. Isso, sem dúvida, inclui a Aston Martin, que nos últimos anos investiu enormes recursos na construção de um estábulo de corrida de alto nível, tanto em termos de pessoal quanto de instalações.

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O novo campus de Silverstone, com a fábrica construída do zero e equipada com a tecnologia mais recente, o túnel de vento de última geração e o simulador de última geração, embora ainda em fase de calibração, é o conjunto de ferramentas que permitiu à Aston reduzir a diferença técnica em relação às equipes de ponta. Mas, para tirar o máximo proveito dessas instalações, é preciso mais do que apenas os meios: também são necessários os melhores engenheiros, capazes de ter visão.

É por isso que o estábulo britânico também investiu pesadamente em capital humano, atraindo alguns dos melhores engenheiros do paddock para Silverstone. Recentemente, Enrico Cardile foi adicionado a essa longa lista e, no início de agosto, iniciou oficialmente seu trabalho após concluir sua licença obrigatória da Ferrari, onde era diretor técnico.

Enrico Cardile, Andy Cowell

Enrico Cardile, Andy Cowell

Cardile chegou à Aston Martin com uma função ainda mais ampla, assumindo efetivamente a liderança de todo o processo de desenvolvimento de um monoposto: desde o projeto do carro até o aperfeiçoamento das ferramentas necessárias para obter dados e referências cada vez mais precisos. Entretanto, por ter chegado apenas nos últimos meses, o engenheiro italiano não pôde contribuir com o projeto 2026 desde o início.

Todas as escolhas fundamentais do projeto, desde as formas do chassi até a suspensão, já haviam sido tomadas quando Cardile ainda estava em licença. É por isso que o novo monoposto não terá sua marca nas áreas em que poderia causar o maior impacto. Isso não significa, no entanto, que sua contribuição seja marginal: o engenheiro italiano já está acompanhando de perto outros aspectos, enquanto a equipe agora está concentrada em maximizar e refinar os conceitos aerodinâmicos.

É claro que se adaptar a um contexto completamente novo nunca é fácil. Levará tempo para entender completamente a dinâmica interna e encontrar a harmonia certa com as outras figuras importantes da equipe: uma tarefa que é parte fundamental de sua missão. Seu objetivo será justamente harmonizar as ideias e os projetos dos outros engenheiros, enriquecendo-os com suas próprias habilidades e peculiaridades.

Enrico Cardile, Aston Martin Racing

Enrico Cardile, Aston Martin Racing

Fotos de: Aston Martin Racing

'Visão. Eu trago visão para a organização, trago clareza, trago capacidade de tomada de decisão. Se eu fizer meu trabalho corretamente, a função é fazer a pergunta certa no momento certo, entender a resposta e tomar uma decisão adequada", explicou Cardile em uma entrevista concedida ao site oficial da Aston Martin.

Um aspecto crucial, porque com os próximos regulamentos tudo mudará e se abrirá a possibilidade de explorar soluções diferentes, observando também os caminhos tomados pelos adversários. Basta pensar em 2022, quando a Aston Martin começou a temporada com um conceito aerodinâmico que logo foi abandonado, depois de apenas algumas corridas, em favor de uma abordagem completamente diferente.

"Temos objetivos claros em mente sobre o que queremos alcançar, estamos nos esforçando para explorar nossas opções. É uma tarefa interessante. Em parte, trata-se de entender onde correr riscos: há direções de desenvolvimento que podem não dar resultados positivos imediatos, mas que podem nos ajudar a atingir metas finais ambiciosas. Estamos fazendo apostas", acrescentou Cardile.

Enrico Cardile, Aston Martin Racing

Enrico Cardile, Aston Martin Racing

Fotos de: Aston Martin Racing

É claro que, quando uma equipe cresce tão rapidamente no espaço de poucos anos, leva tempo para aprender a explorar plenamente todos os recursos, tanto humanos quanto técnicos. O próprio Adrian Newey enfatizou que o novo simulador ainda precisa de uma calibração cuidadosa e que será necessário ter paciência antes de expressar todo o seu potencial.

Em parte, é exatamente por isso que não se espera um Aston Martin de sucesso imediato, apesar dos grandes investimentos. Cardile deixou claro: esse é um projeto de longo prazo, concebido para o futuro e não para o futuro imediato. "Vale a pena enfatizar que este não é um projeto que termina com o lançamento do carro no próximo ano. Obviamente, queremos ter um carro rápido no início de 2026 e, neste momento, estamos tentando aproveitar ao máximo o tempo".

"Por outro lado, temos um projeto de longo prazo: estamos trabalhando na organização, aprimorando nossas ferramentas, melhorando nossos processos, mudando a forma como as pessoas colaboram. Em suma, estamos trabalhando na cultura da equipe".

No entanto, depois de dois anos decepcionantes e um 2025 sacrificado justamente para focar no próximo ciclo técnico, o mantra da equipe é "o fracasso não é uma opção".

Um aviso claro e firme: "No próximo ano, faremos isso da maneira correta. Não sei se teremos sucesso na primeira corrida, na segunda, na sétima ou em qualquer outra. O que temos é o compromisso, a concentração e a confiança de que vamos nos sair bem. Temos tudo o que precisamos para fazer um ótimo trabalho. Falhar não é uma opção", concluiu.

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