Recomendado para você

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Fórmula 1
Fórmula 1
F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Bueno no lidera TL1 da Super Final em Interlagos; Fraga é 18º
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Antonella Bassani substituirá JP de Oliveira na grande final da Stock Car
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mercedes quer reduzir número de equipes-cliente na F1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
VÍDEO F1: Honda liga motor de 2026 e compartilha som pela primeira vez
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ex-chefe da Ferrari classifica 'dossiês' de Hamilton como "inúteis"
F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase

F1, FIA e equipes confirmam a assinatura do novo Pacto de Concórdia, válido até 2030

Documento assinado nesta sexta completa o Pacto de Concórdia da próxima era da categoria, após o acordo inicial firmado no GP da Austrália

Stefano Domenicali, Mohammed Ben Sulayem

A direção da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo e as 11 equipes confirmaram nesta sexta-feira (12) a assinatura do novo Pacto de Concórdia da categoria, válido de 2026 a 2030.

Leia também:

O documento assinado nesta sexta é, na verdade, o segundo documento do Pacto, o Acordo de Governança, que se junta ao Acordo Comercial que já havia sido resolvido no início do ano, durante o GP da Austrália.

Ele define os elementos críticos de como o campeonato é administrado, incluindo a estrutura de votação das reuniões da Comissão de F1, as taxas de inscrição pagas pelas equipes à FIA, o mandato do órgão dirigente e outras logísticas.

A FIA e a FOM anunciaram conjuntamente o acordo durante as Assembléias Gerais da FIA desta semana em Tashkent, capital do Uzbequistão, que inclui o Gala da FIA na sexta-feira e a reeleição de Mohammed Ben Sulayem como presidente.

Motorsport.com apurou que, como parte do acordo, tanto a FOM quanto as 11 equipes pagarão coletivamente mais dinheiro ao órgão por meio de uma reestruturação das taxas de inscrição, que a FIA deverá reinvestir no lado da governança, incluindo comissários, fiscais e outros serviços.

Entende-se também que houve uma mudança no processo de votação nas Comissões de F1, com menos votos de equipes agora necessários para alcançar a maioria, dando efetivamente à FIA e à FOM um peso maior na votação para promover mudanças regulatórias.

Start action

Ação de largada

Foto de: Giuseppe Cacace - AFP - Getty Images

A partir de 2026, o número de votos das equipes necessários para uma maioria normal nas reuniões da Comissão de F1 foi reduzido de seis para quatro das 11 equipes - mais a FOM e a FIA -, enquanto uma super maioria agora exigirá seis das 11 equipes em vez de oito. Espera-se que a mudança dê à série uma plataforma mais estável para fazer mudanças difíceis quando necessário.

Há muito tempo, a FIA deseja obter uma fatia maior da receita depois de ver a popularidade da F1 crescer desde que o último Pacto de Concórdia foi assinado, há cinco anos, em meio a pedidos dos concorrentes para que ela invista na profissionalização da direção e em outros serviços que presta à categoria.

MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA

Ouça versão áudio do Podcast

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Wolff admite que não daria conta da pressão sofrida por Antonelli: "Era um idiota aos 19 anos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros