F1: FIA absolve Lawson após incidente com comissários no México
Federação confirmou que o piloto reduziu a velocidade corretamente e não tem culpa pelo incidente na curva 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) esclareceu nesta sexta-feira a situação ocorrida durante o GP do México de Fórmula 1, quando o piloto da Racing Bulls, Liam Lawson, quase colidiu com dois comissários que haviam entrado na pista no meio da corrida.
O incidente ocorreu quando Lawson estava voltando dos boxes depois de se envolver em um acidente na largada que deixou destroços espalhados pela pista. Alguns meios de comunicação e a representação mexicana da FIA, a OMDAI, sugeriram inicialmente que o piloto neozelandês não havia respeitado as bandeiras amarelas duplas na área da Curva 1. No entanto, a declaração da FIA deixa claro que não houve responsabilidade por parte do piloto.
"Depois de analisar a telemetria do incidente, podemos confirmar que o piloto do carro 30, Liam Lawson, reduziu a velocidade de forma adequada e reagiu corretamente às bandeiras amarelas duplas exibidas na área, freando mais cedo do que em outras voltas e passando pela Curva 1 em velocidade consideravelmente menor do que a da corrida. Ele não teve culpa nesse incidente", disse o órgão internacional.
A FIA lembra que qualquer situação em que os comissários estejam na pista na frente dos carros que vêm em sentido contrário é "algo que nunca queremos ver" e reconhece que tais incidentes geram preocupação e inúmeros comentários. "Felizmente, esse incidente não teve consequências graves, mas estamos conduzindo uma investigação interna para entender exatamente o que aconteceu e identificar áreas onde os procedimentos podem ser reforçados", acrescenta a Federação.
A investigação inclui a coleta e a análise de todas as informações relevantes, incluindo comunicações de rádio multilíngues e dados de telemetria, e será conduzida de forma aberta e transparente em conjunto com a OMDAI e a Racing Bulls. "Como em todos os incidentes graves, a análise completa levará tempo, mas os resultados serão compartilhados assim que a revisão for concluída", enfatizou a FIA.
Por fim, a Federação Internacional desejou expressar seus agradecimentos aos voluntários e comissários que trabalharam durante o GP. "Sem eles, nosso esporte não seria capaz de se desenvolver com segurança", concluiu o comunicado.
Com essa declaração, a FIA esclarece quaisquer dúvidas sobre as ações de Lawson e ressalta seu compromisso de continuar melhorando os padrões de segurança na Fórmula 1, um aspecto que continua sendo uma prioridade após vários incidentes na temporada de 2025.
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.