Recomendado para você

Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Fórmula 1
Fórmula 1
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Últimas notícias

F1 fracassa em convencer equipes a repensar regras sobre asas de 2026

Era necessário unanimidade entre os presentes sobre as dimensões da peça que será usada na próxima temporada

Ala mobile Ferrari, test Pirelli a FIorano

Na última segunda-feira (8), em Genebra, na Suíça, logo após o GP da Itália de Fórmula 1, aconteceu uma reunião promovida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com os engenheiros das equipes da categoria com um objetivo: verificar se seria possível alterar alguns aspectos regulatórios dos carros de 2026, que trarão uma verdadeira revolução técnica.

Leia também:

Um dos temas em discussão, segundo informações obtidas pelo Motorsport.com, é a proposta de mudar os parâmetros regulamentares que definem as asas. Parece que havia a intenção, por parte de alguns, de simplificar o desenvolvimento de um assunto muito delicado como o da aerodinâmica móvel, tanto na dianteira quanto na traseira.

Chegar em setembro para definir novos espaços para a pesquisa de asas parecia inapropriado, então, como não houve unanimidade na votação, a ideia foi rejeitada, provavelmente por aqueles que acham que têm alguma vantagem no estudo aerodinâmico que a FIA só abriu oficialmente a partir de 1º de janeiro. 

L'ala posteriore scarica della Red Bull vista a Monza

Asa traseira descarregada da Red Bull vista em Monza

Foto de: Beatrice Frangione

As informações muito confidenciais que chegaram até nos mostram como a FIA está trabalhando arduamente para encontrar a melhor eficiência aerodinâmica que ajudará a reduzir o consumo de energia durante a volta. Em certas pistas, de fato, onde o MGU-K terá dificuldades para recuperar a energia cinética da frenagem, ainda existe o medo de ficar com a bateria vazia antes do final da volta.

O exemplo clássico é Monza: no templo da velocidade, não há nenhuma frenagem que exija muito, portanto, é possível que os pilotos tenham que recorrer à elevação e à desaceleração nas retas para não abrir mão, em determinados pontos da pista, dos quase 500 cavalos de potência que o sistema híbrido deve garantir. 

Alguns podem questionar que isso não é notícia, e é verdade, mas o episódio atesta como a F1 ainda está tentando encontrar o equilíbrio certo em um regulamento que apresenta algumas dificuldades que parecem insuperáveis e que, no entanto, serão brilhantemente superadas pelos engenheiros das equipes.

O que se vê é como é difícil, nesse estágio delicado, mudar qualquer coisa nas regras, com o alto escalão atual exigindo unanimidade para qualquer mudança. Stefano Domenicali está certo quando diz que a arquitetura do gerenciamento da F1 precisa ser mudada...

DIOGO vice-líder! MARC 1º, Bezzecchi 2º: HEPTA no Japão? ÁLEX NA VAGA DE PECCO? Preços GP Brasil. MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Quais são as metas da Cadillac para estreia em 2026?
Próximo artigo F1: Após sucesso em 2024, GP de São Paulo anuncia venda de ingressos da Fanzone de 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros