Fórmula 1 GP do Azerbaijão

F1: Gasly é desclassificado do quali de Baku após irregularidade; entenda

Com isso, calvário de Lando Norris é amenizado neste sábado

Pierre Gasly, Alpine A524

Pierre Gasly foi desclassificado da sessão classificatória para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1 deste sábado. Originalmente na 13ª, o carro do francês foi flagrado com uma irregularidade técnica.

Leia também:

Os carros contêm um medidor chamado de “fluxo de combustível”, que pode monitorar o fornecimento de combustível ao motor. Existem valores máximos no que diz respeito à oferta máxima e os dados mostram que o piloto da Alpine os ultrapassou.

A direção da prova considerou o fato e decidiu retirar Gasly dos resultados. Para o francês, isso significa que ele terá que largar o GP do Azerbaijão na última posição.

A desclassificação de Gasly é um pequeno curativo na ferida de Lando Norris. O britânico queria diminuir a liderança de Max Verstappen no campeonato de pilotos em Baku, mas surpreendentemente caiu no Q1.

Ao desclassificar Gasly, o piloto da McLaren pode alinhar em 16º lugar no grid deste domingo, em vez de 17º. Zhou Guanyu – que teria que largar no final por ultrapassar o número máximo de peças do motor – também se beneficia. O chinês ocupa agora o 19º lugar.

Em sua visita aos comissários, os engenheiros da Alpine explicaram que a transgressão momentânea foi resultado de uma falha técnica, e foi tão pequena que não proporcionou nenhuma vantagem de desempenho, mas os comissários sentiram que não havia razão para reduzir a sanção usual de desqualificação.

"Os representantes da equipe explicaram que tiveram uma falha técnica inesperada de curta duração que aumentou o fluxo de massa de combustível mais do que o esperado de forma transitória", dizia o veredito dos comissários.

"O competidor demonstrou aos comissários que a falha técnica resultou em um tempo de volta mais lento e que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida naquele momento. Portanto, eles argumentam, isso deve ser levado em consideração. Eles também notaram que a grande raridade de violações deste artigo demonstra que isso não faz parte de sua estratégia.

"A penalidade usual para uma violação dos regulamentos técnicos é a desqualificação e os comissários observam que o Artigo 1.3.3 do Código Esportivo Internacional afirma 'Se um automóvel não estiver em conformidade com os regulamentos técnicos aplicáveis, não será defesa alegar que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida.'"

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MOLINA NA LATA: Bortoleto PERTO DA AUDI, Drugo e NEWEY na Aston, POR QUE RED BULL CAIU, F1 na Band

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sistema de segurança da F1 'culpado' por "tempo errado" de Norris na classificação de Baku
Próximo artigo F1: Horários, como assistir e previsão do tempo para o domingo de corrida do GP do Azerbaijão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil