F1: Gasly lidera TL1 para o GP do Bahrein em sessão com bandeira vermelha; Verstappen é 5º e Hamilton 7º
Sessão teve breve interrupção devido a problemas com o sidepod de Ocon
Agora é oficial: a temporada 2022 da Fórmula 1 começou! Nesta sexta, tivemos a primeira sessão oficial do campeonato. E no TL1 para o GP do Bahrein, que contou com uma bandeira vermelha devido a um sidepod errante da Alpine de Esteban Ocon, Pierre Gasly foi o mais rápido com a AlphaTauri.
Em uma sessão em que Red Bull e Ferrari não usaram pneus macios e a Mercedes sofreu para acompanhar o ritmo dos demais, Charles Leclerc foi o segundo, com Carlos Sainz em terceiro, George Russell em quarto e Max Verstappen em quinto. Completaram o top 10: Lance Stroll, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez.
Com apenas uma hora de sessão, as equipes não perderam tempo e rapidamente mandaram seus carros para a pista com o objetivo de maximizar a compreensão do novo modelo. Uma das grandes atrações no começo do TL1 foi a saída de Nico Hulkenberg dos boxes. O alemão foi escalado de última hora pela Aston Martin para substituir Sebastian Vettel, que testou positivo para Covid-19.
E os problemas começaram já de cara: pelo rádio, Valtteri Bottas reclamou com a Alfa Romeo que seu motor estava falhando. Isso forçou o finlandês a voltar aos boxes com menos de três minutos de sessão.
Charles Leclerc foi o primeiro a marcar uma volta rápida, com 01min45s601, feito com as grades aerodinâmicas instaladas em seu F1-75. A marca inicial do monegasco foi bem mais alta que o 01min31s720 feito por Max Verstappen na pré-temporada.
Não demorou muito para uma paralisação. A Alpine de Esteban Ocon perdeu um pedaço de carenagem do sidepod no meio da reta principal, forçando a direção de prova a acionar a bandeira vermelha. Lembrando que, em treinos livres, não há interrupção do relógio. A sessão foi retomada com 40 minutos para o fim.
Neste momento, Norris liderava com 01min36s584, tendo Ricciardo em segundo, 0s334 atrás, ambos de pneus macios. Pérez era o terceiro, a 0s875 da McLaren. O campeão Verstappen era o quarto, a 1s182, enquanto Gasly fechava o top 5, a quase 1s5 do britânico, os três de compostos duros. Já Hamilton, de médios, era o sexto, a 1s544 de Norris.
Pelo rádio, Russell reclamou com a Mercedes que o carro parecia mais sensível ao vento em comparação com a semana passada, nos testes de pré-temporada. Mas relatos de jornalistas in loco no Bahrein afirmaram que, pelo menos no TL1, havia menos vento.
Na metade da sessão, com 30 minutos para o fim, Verstappen liderava. De médios, o holandês marcava 01min34s742, 0s437 mais rápido que Alonso em segundo, de macio. Também de médios, Pérez era o terceiro, 0s499 atrás do companheiro de Red Bull. Na sequência, vinham as Ferraris: Sainz em quarto e Leclerc em quinto, a 1s577 e 1s597, respectivamente, de duros. Também com a gama intermediária, Hamilton era o sexto, 1s625 atrás.
A 15 minutos do fim, os pneus macios começaram a ser usados, mudando o panorama do grid. De pneus vermelhos, Gasly liderava com 01min34s193, seguido da dupla da Ferrari, de médios, a 0s364 e 0s418. Russell, também de macios, era o quarto e Verstappen o quinto.
Em um final movimentado, Pierre Gasly se manteve na ponta com seu 01min34s193, feito com pneus macios. Sem usar o composto vermelho, a Ferrari veio em segundo em terceiro, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz, 0s364 e 0s418 do melhor tempo. George Russell foi o quarto, a 0s436 de macios e Max Verstappen o quinto, 0s549 atrás, também de médios.
Completaram o top 10: Lance Stroll, Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez.
A Fórmula 1 volta à pista do Sakhir logo mais, a partir das 12h, horário de Brasília, para o segundo treino livre para o GP do Bahrein. A Bandsports e o F1TV Pro (mediante assinatura) fazem a transmissão para o público brasileiro. E anote aí: assim que acabar o TL2, tem Sexta-Livre ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube. Não perca!
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 23 | 1'34.193 | ||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 22 | 1'34.557 | 0.364 | 0.364 |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'34.611 | 0.418 | 0.054 |
4 | 63 | George Russell | Mercedes | Mercedes | 23 | 1'34.629 | 0.436 | 0.018 |
5 | 1 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 22 | 1'34.742 | 0.549 | 0.113 |
6 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 22 | 1'34.814 | 0.621 | 0.072 |
7 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 17 | 1'34.943 | 0.750 | 0.129 |
8 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 14 | 1'35.000 | 0.807 | 0.057 |
9 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 20 | 1'35.028 | 0.835 | 0.028 |
10 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 23 | 1'35.050 | 0.857 | 0.022 |
11 | 24 | Guan Yu Zhou | Alfa Romeo | Ferrari | 20 | 1'35.053 | 0.860 | 0.003 |
12 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 15 | 1'35.151 | 0.958 | 0.098 |
13 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 15 | 1'35.644 | 1.451 | 0.493 |
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Aston Martin | Mercedes | 23 | 1'35.815 | 1.622 | 0.171 |
15 | 23 | Alexander Albon | Williams | Mercedes | 17 | 1'35.923 | 1.730 | 0.108 |
16 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 22 | 1'36.304 | 2.111 | 0.381 |
17 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 20 | 1'36.402 | 2.209 | 0.098 |
18 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 23 | 1'36.536 | 2.343 | 0.134 |
19 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 21 | 1'36.804 | 2.611 | 0.268 |
20 | 77 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo | Ferrari | 2 |
LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast - TELEMETRIA: Rico Penteado fala de pré-temporada e favoritos no Bahrein
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.