Últimas notícias

F1: Hulkenberg vê Alfa como última chance de garantir vaga em 2020

Piloto alemão deixará a Renault no fim da atual temporada para dar lugar ao francês Esteban Ocon

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Mark Sutton / Motorsport Images

De saída da Renault na Fórmula 1, Nico Hulkenberg apontou a Alfa Romeo como sua última chance potencial de permanecer no grid em 2020, já que o alemão não vê a Williams como uma oportunidade.

Além da Red Bull e da Toro Rosso, que devem continuar com seus quatro pilotos atuais, a Alfa Romeo e a Williams são as únicas equipes da F1 a confirmar seus representantes para a temporada 2020.

Leia também:

O finlandês Kimi Raikkonen, campeão de 2007, tem contrato com a Alfa Romeo até o fim do próximo campeonato. Entretanto, o italiano Antonio Giovanazzi ainda não foi confirmado para o ano que vem, apesar de algumas melhorias recentes.

Hulkenberg é a alternativa óbvia caso o time faça uma mudança, principalmente por causa das conexões do alemão com o chefe da equipe, Fred Vasseur. A complicação para ‘Hulk’ é que a Ferrari, fornecedora de motores da Alfa e apoiadora de Giovinazzi, tem grande influência.

No entanto, Hulkenberg deixou claro que vê a Alfa como uma casa em potencial. “Se eu posso me ver lá? Sim”, deixou no ar o experiente piloto, que nunca foi ao pódio da F1. Confira abaixo como está o ranking:

20. Sebastien Buemi - 55 GPs (2009-2011), melhor resultado é o 7° lugar nos GPs da Austrália 2009 e Brasil 2009.
19. Alex Caffi, 56 GPs (1986-1992), o melhor resultado é o 4° lugar em Monaco-1989.
18. Arturo Merzario, 57 GPs (1972-1979), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil-1973, África do Sul 1973 e Itália 1974.
17. Jean-Eric Vergne, 58 GPs (2012-2014), melhor resultado é o 6° lugar no Canadá 2013 e Cingapura 2014.
16. Paul di Resta, 59 GPs (2011-2013, 2017), o melhor resultado é o 4° lugar em Cingapura 2012 e Bahrein 2013.
15. Esteban Gutiérrez, 59 GPs (2013-2014, 2016), o melhor resultado é o 7° lugar no Japão 2013.
14. Erik Comas 59 GPs (1991-1994), o melhor resultado é o 5° lugar na França 1992.
13. Satoru Nakajima, 74 GPs (1987-1991), o melhor resultado é o 4° lugar na Grã Bretanha 1987 e Austrália 1989.
12. Piercarlo Ghinzani, 76 GPs (1981, 1983-1989), o melhor resultado é o 5° lugar em Dallas 1984.
11. Vitantonio Liuzzi, 80 GPs (2005-2007, 2009-2011), o melhor resultado é o 6° lugar na Coreia 2010.
10. Marc Surer, 81 GPs (1979-1986), o melhor resultado é o 4° lugar no Brasil 1981 e na Itália 1985.
9. Jonathan Palmer, 83 GPs (1983-1989), o melhor resultado é o 4° lugar na Austrália 1987.
8. Carlos Sainz Jr., 99 GPs (2015 -...), o melhor resultado é o 4° lugar em Singapura 2017.
7. Ukyo Katayama, 95 GPs (1992-1997), o melhor resultado é o 5° lugar no Brasil 1994 e San Marino 1994.
6. Marcus Ericsson, 97 GPs (2014 a 2018), melhor resultado foi o 8º lugar na Austrália 2014.
5. Pedro Paulo Diniz, 98 GPs (1995-2000), o melhor resultado é o 5° lugar em Luxemburgo 1997 e na Bélgica 1998.
4. Philippe Alliot, 109 GPs (1984-1990, 1993-1994), o melhor resultado é o 5º lugar em San Marino 1993.
3. Pierluigi Martini, 118 GPs (1984-1985, 1988-1995), o melhor resultado é o 4° lugar em San Marino 1991 e Portugal 1991.
2. Adrian Sutil, 128 GPs (2006-2011, 2013-2014), o melhor resultado é o 4° lugar na Itália 2009.
1. Nico Hulkenberg, 176 GPs (2010, 2012 -...),  melhor resultado é o 4° lugar na Bélgica 2012, Coreia 2013 e Bélgica 2016.
20

A avaliação de Hulk também se deve ao fato de que a Williams deve ceder a vaga do polonês Robert Kubica, de saída da equipe, ao reserva canadense Nicholas Latifi, que briga pela superlicença na Fórmula 2.

Além disso, Hulkenberg que este não é o momento para retornar à escuderia britânica, pela qual iniciou sua carreira na F1 em 2010, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello. "Acho que eles precisam de outra pessoa", disse ele.

"Acho que não sou o piloto certo para eles. Não acho que seja o momento certo para nós. Com todo o respeito à equipe, corri por eles e tudo mais, mas não acho que isso vai acontecer”, ponderou, mencionando o mau momento do time de Grove na F1.

O alemão também descartou a possibilidade de assumir o papel de piloto de reserva em um time do pelotão da frente. "Não, isso não é uma opção", cravou Hulk, antes de falar sobre a possibilidade de ir para outra categoria.

“Ou talvez eu não corra por um tempo. Honestamente, eu não sei agora. Depende do que acontecerá, do que se desenrola aqui [F1], e quando eu tiver essa resposta, vou olhar para outras coisas”, respondeu.

"Mas precisaria ser algo que eu goste, um desafio que me excite. Ainda não tenho conclusão nem resposta perfeita para isso”, afirmou Hulkenberg, que já passou por Sauber e Force India, além de Williams e Renault.

Trajetória na F1

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Photo by: Erik Junius

O alemão também garante não se arrepender de nada na F1, apesar de nunca ter corrido por uma equipe de ponta: “Me saí bem ao longo dos anos, de forma consistente. Isso mostra alguma qualidade”.

“Claro que gostaria de ter mais pontos, além de pódios e vitórias. Mas sei as razões pelas quais as coisas talvez não tenham sido assim, estou em paz comigo mesmo e durmo bem à noite. Adoraria continuar correndo, mas se não der, a vida continua”.

Hulk reconheceu, no entanto, que é frustrante não ter dado continuidade à sua carreira estelar nas categorias inferiores, com direito a títulos de F3, GP2 e A1 GP: “Claro que sim, mas, obviamente, os anos passam e você entende”.

“Se você não tem as ferramentas, fica meio difícil e as opções são limitadas para lutar pela frente. Você faz o que pode. Claro que você gostaria de fazer mais, e ainda sonho com isso, mas a realidade é diferente”.

“A F1 ainda é a F1, significa muito, é o auge do automobilismo, então não há uma opção alternativa neste momento, porque ainda são os melhores pilotos do mundo, as melhores equipes, os melhores engenheiros”.

“Quando você acerta as coisas, tem um ótimo final de semana ou corrida, e é apenas sexto, sétimo ou oitavo, seja o que for, ainda dá satisfação, vale a pena. De uma maneira diferente, é claro, mas isso é a realidade possível", completou Hulkenberg.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

GALERIA: Relembre todos os carros da Renault na Fórmula 1

1977: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr.
2009: Renault R29
Pilotos: Fernando Alonso, Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
21

Siga o Motorsport.com no TwitterFacebookInstagram Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GALERIA: Capacete especial de Ricciardo para o GP dos EUA de F1
Próximo artigo Veja como foi o primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos de F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil