F1 - Leclerc é irônico com Hamilton após ordem da Ferrari em Baku: "Pode curtir o P8"; Lewis se desculpa e dá sua versão
Heptacampeão detalhou por que não conseguiu devolver a posição nos últimos segundos da corrida
A corrida em Baku da Fórmula 1 não foi das mais agitadas, principalmente por falta de ultrapassagens no pelotão da frente. No entanto, erros e decisões das equipes foram o que mais chamaram a atenção na etapa, principalmente da Ferrari, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
Leclerc ficou totalmente frustrado com o resultado, isso porque a troca aconteceu porque Hamilton disse estar em um ritmo melhor e com pneus mais novos. No entanto, não conseguiu ultrapassar Lando Norris pela sétima posição ou o restante dos pilotos.
Nos estágios finais da corrida, Leclerc estava na disputa pelo quinto lugar contra Yuki Tsunoda e Liam Lawson, mas foi ultrapassado por Norris e o 'caldo entornou'. Como o monegasco estava usando pneus duros mais velhos, em comparação com seu companheiro de equipe usando pneus médios mais rápidos, o carro #16 recebeu ordem para deixar Hamilton passar.
Como é de praxe nessa situação, esperava-se que Hamilton devolvesse a posição se não conseguisse passar Norris, e Leclerc foi instruído no final da última volta a se preparar para uma troca.
"Vamos trocar no final da volta, na reta principal, se Lewis não fizer a ultrapassagem", disse Leclerc a seu engenheiro de corrida quando ele entrou na reta final. "Lewis vai deixar você passar na reta principal".
Hamilton acabou diminuindo a velocidade, mas o fez tarde demais para que Leclerc pudesse ultrapassá-lo antes da linha de chegada, com o monegasco parecendo frustrado com seu companheiro de equipe por não ter feito a troca.
"Eu realmente não me importo, é para um oitavo lugar, então está tudo bem, ele pode aproveitar o P8", disse Leclerc depois que seu engenheiro se desculpou. "É simplesmente estúpido porque não é justo, mas, novamente, não me importo, honestamente".
Uma inspeção mais atenta sugere que Hamilton não foi o único culpado pela troca malfeita, pois o britânico só foi avisado muito tarde para deixar Leclerc passar. "Deixe Charles passar. Ele está um segundo e meio atrás de você. Esta é a última volta", disse Ricardo Adami, engenheiro do heptacampeão.

Foto de: Mark Sutton / Formula 1 via Getty Images
Naquele momento, Hamilton já estava descendo a veloz reta principal, o que dificultou a redução da velocidade de forma segura. Mas o piloto, arrependido, também assumiu a culpa, explicando que ainda estava concentrado nos carros à frente naquele momento.
"Eu estava obviamente mais rápido, mas Charles foi gentil em me deixar passar", disse ele. "Mas recebi a mensagem muito tarde e estava concentrado no carro à minha frente, mesmo sabendo que havia 0,001% de chance de ultrapassagem".
"Eu levantei na reta e realmente freei, mas perdemos por uns quatro décimos. Foi apenas um erro de julgamento meu, por isso peço desculpas a Charles. Não vai acontecer de novo".
Quando Leclerc conversou com a mídia logo após saltar do carro, ainda não havia tido tempo suficiente para conversar com Hamilton ou com a equipe. Mas a maior frustração de Charles foi a falta de ritmo da Ferrari, que fez com que a equipe terminasse em oitavo e nono lugar em um dia em que as McLarens tiveram dificuldades, e equipes como a Williams e a Racing Bulls conseguiram terminar na frente com um de seus carros.
"Há regras com as quais sabemos que temos de trabalhar e hoje talvez essas regras não tenham sido respeitadas", disse Leclerc, antes de minimizar o incidente.
"P8 ou P9... Eu realmente não me importo. Obviamente, se estivermos lutando por posições mais altas, o que eu espero que aconteça, então espero que trabalhemos de uma maneira diferente".
"Mas não acho que esse deva ser o ponto de discussão. Infelizmente, fomos muito lentos durante todo o fim de semana e é nisso que devemos nos concentrar".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.