F1: Leclerc é punido em três posições de grid após bloquear Norris
Monegasco da Ferrari agora será o sexto do grid para o GP de Mônaco
Charles Leclerc recebeu uma punição de três posições no grid para o GP de Mônaco de Fórmula 1 por bloquear Lando Norris no túnel.
O piloto da Ferrari pareceu desacelerar no túnel quando a rápida McLaren de Norris se aproximou por trás em uma volta rápida, forçando-o a tomar uma ação evasiva.
Leclerc deveria alinhar em terceiro para sua corrida em casa, mas agora cairá para sexto. Norris largará em 10º para a corrida de domingo.
Os comissários da FIA disseram que Leclerc "terminou sua última volta do Q3 e estava no complexo da Curva 4 à Curva 10. Norris estava em uma volta rápida e pegou Leclerc no meio do túnel e foi claramente impedido."
Eles acrescentaram: “Ambos os pilotos concordaram que havia pouco que Leclerc poderia ter feito com segurança no túnel para evitar impedir Norris, dada a dificuldade de visão devido à entrada de luz e no túnel e a mudança de linhas de um lado para o outro.
"Na verdade, os comissários observaram que Leclerc reagiu de maneira sensata a uma bandeira azul exibida pelos comissários, mas neste ponto já era tarde demais."
O documento da FIA acrescentou que os comissários revisaram o rádio de Leclerc e descobriram que a Ferrari não o alertou sobre a abordagem de Norris até que Norris já estivesse diretamente atrás dele.
Eles disseram: “Além disso, a discussão durante a parte anterior da pista foi inteiramente sobre os pilotos concorrentes, não o tráfego atrás, que é uma tarefa crítica nesta pista.
“Os comissários acreditam que há muito que Leclerc poderia ter feito antes do túnel para evitar o impedimento se tivesse recebido um aviso da equipe no momento apropriado, especialmente considerando que a abordagem de Norris foi clara”.
Após o incidente, Norris disse: "Com o incidente de Charles, é sempre difícil por aqui. Acho que estragou minha volta. Mas os comissários obviamente consideraram necessário, eu acho.
"Acho que ele fez o que pôde. Mas quando você ouve o rádio da equipe, eles estão apenas contando a ele sobre a volta de Verstappen e dando-lhe atualizações ao vivo, em vez de se concentrar em quem está atrás dele, o que eu realmente não entendo. Mas é o que é."
O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, acrescentou: "Esses tipos de incidentes podem acontecer. Infelizmente, Charles estava na linha de corrida, possivelmente não foi informado.
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.