Fórmula 1 GP de Mônaco

F1: Leclerc é punido em três posições de grid após bloquear Norris

Monegasco da Ferrari agora será o sexto do grid para o GP de Mônaco

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Charles Leclerc recebeu uma punição de três posições no grid para o GP de Mônaco de Fórmula 1 por bloquear Lando Norris no túnel.

O piloto da Ferrari pareceu desacelerar no túnel quando a rápida McLaren de Norris se aproximou por trás em uma volta rápida, forçando-o a tomar uma ação evasiva.

Leia também:

Leclerc deveria alinhar em terceiro para sua corrida em casa, mas agora cairá para sexto. Norris largará em 10º para a corrida de domingo.

Os comissários da FIA disseram que Leclerc "terminou sua última volta do Q3 e estava no complexo da Curva 4 à Curva 10. Norris estava em uma volta rápida e pegou Leclerc no meio do túnel e foi claramente impedido."

Eles acrescentaram: “Ambos os pilotos concordaram que havia pouco que Leclerc poderia ter feito com segurança no túnel para evitar impedir Norris, dada a dificuldade de visão devido à entrada de luz e no túnel e a mudança de linhas de um lado para o outro.

"Na verdade, os comissários observaram que Leclerc reagiu de maneira sensata a uma bandeira azul exibida pelos comissários, mas neste ponto já era tarde demais."

O documento da FIA acrescentou que os comissários revisaram o rádio de Leclerc e descobriram que a Ferrari não o alertou sobre a abordagem de Norris até que Norris já estivesse diretamente atrás dele.

Eles disseram: “Além disso, a discussão durante a parte anterior da pista foi inteiramente sobre os pilotos concorrentes, não o tráfego atrás, que é uma tarefa crítica nesta pista.

“Os comissários acreditam que há muito que Leclerc poderia ter feito antes do túnel para evitar o impedimento se tivesse recebido um aviso da equipe no momento apropriado, especialmente considerando que a abordagem de Norris foi clara”.

Após o incidente, Norris disse: "Com o incidente de Charles, é sempre difícil por aqui. Acho que estragou minha volta. Mas os comissários obviamente consideraram necessário, eu acho.

"Acho que ele fez o que pôde. Mas quando você ouve o rádio da equipe, eles estão apenas contando a ele sobre a volta de Verstappen e dando-lhe atualizações ao vivo, em vez de se concentrar em quem está atrás dele, o que eu realmente não entendo. Mas é o que é."

O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, acrescentou: "Esses tipos de incidentes podem acontecer. Infelizmente, Charles estava na linha de corrida, possivelmente não foi informado.

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso correu riscos "desconfortáveis" na busca pela pole em Mônaco
Próximo artigo F1: Confira horários e previsão do tempo do domingo para o GP de Mônaco

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros