F1: Leclerc inicia fim de semana na frente e lidera TL1 em Ímola
Com Red Bull atualizada, Verstappen teve sessão discreta
A Fórmula 1 deu o pontapé inicial para o fim de semana do GP da Emilia Romagna, sétima etapa da temporada de 2024, com o primeiro treino livre.
Charles Leclerc foi o mais rápido, cravando 1mi16s990, sendo o único a estar abaixo do patamar de 1min17s.
George Russell foi o segundo colocado, ficando a 0s104 do monegasco. Carlos Sainz foi o terceiro, a 0s130 de seu companheiro de equipe.
Sergio Pérez foi a melhor Red Bull da sessão, na quarta colocação, à frente de Max Verstappen, que reclamou bastante do comportamento do carro na parte final do treino.
O Treino
A sessão de uma hora começou com todos indo para a pista e boa parte do grid já fazendo voltas rápidas. A dupla da Mercedes começou bem com Russell marcando 1min19s704, utilizando pneus médios, cinco milésimos mais rápido que Hamilton.
Após um pequeno revezamento na ponta, Verstappen assumiu a P1 com 1min18s606, oito milésimos mais rápido que Pérez. Com carro 100% atualizado, Piastri ocupava a terceira colocação, com 12 minutos de sessão.
Mas também foi por pouco tempo, já que Russell retomou a ponta, com 1min17s909.
Com 1/4 de sessão, Oliver Bearman, que esteve no lugar de Kevin Magnussen, ocupava o 10º posto.
Faltando 40 minutos, Alex Albon viu sua Williams simplesmente parar na Acque Minerali, trazendo assim a bandeira vermelha, para a retirada de seu carro.
O treino foi retomado sete minutos depois. Leclerc recomeçou muito bem ao cravar 1min17s438, com pneus macios. Na sequência, Sainz ficou à frente com 1min17s 120.Faltando 25 minutos, Russell voltou à ponta, com 1min17s094.
O troco veio na sequência, com Leclerc retomando o comando com 1min16s990. Em outro ponto da pista, Hamilton rodava, mas sem gravidade.
Após um período nos boxes, a dupla da Red Bull retornou à pista com 15 minutos para o final. Pérez foi ao quarto lugar e Verstappen à quinta posição. O holandês reclamava bastante sobre a aderência que não tinha, bem como o equilíbrio do carro. Em suas últimas tentativas, ele chegou a 'passear' na brita na curva 11.
E nada mudou de maneira significativa no final. Leclerc terminou à frente, com Russell e Sainz logo atrás.
Ainda nesta sexta-feira acontece o segundo treino livre, ao meio-dia, horário de Brasília.
Resultados
CLA | PILOTO | # | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | KM/H | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | C. LeclercFERRARI | 16 | 30 |
1'16.990 |
229.541 | ||
2 | G. RussellMERCEDES | 63 | 28 |
+0.104 1'17.094 |
0.104 | 229.231 | |
3 | C. Sainz Jr.FERRARI | 55 | 25 |
+0.130 1'17.120 |
0.026 | 229.154 | |
4 | S. PerezRED BULL RACING | 11 | 23 |
+0.243 1'17.233 |
0.113 | 228.819 | |
5 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | 21 |
+0.250 1'17.240 |
0.007 | 228.798 | |
6 | Y. TsunodaRB | 22 | 29 |
+0.398 1'17.388 |
0.148 | 228.360 | |
7 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | 27 |
+0.418 1'17.408 |
0.020 | 228.301 | |
8 | L. NorrisMCLAREN | 4 | 17 |
+0.612 1'17.602 |
0.194 | 227.731 | |
9 | O. PiastriMCLAREN | 81 | 25 |
+0.817 1'17.807 |
0.205 | 227.131 | |
10 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | 18 |
+0.877 1'17.867 |
0.060 | 226.956 | |
11 | P. GaslyALPINE | 10 | 21 |
+0.915 1'17.905 |
0.038 | 226.845 | |
12 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | 22 |
+1.082 1'18.072 |
0.167 | 226.360 | |
13 | D. RicciardoRB | 3 | 26 |
+1.152 1'18.142 |
0.070 | 226.157 | |
14 | E. OconALPINE | 31 | 29 |
+1.622 1'18.612 |
0.470 | 224.805 | |
15 | O. BearmanHAAS F1 TEAM | 50 | 31 |
+1.677 1'18.667 |
0.055 | 224.648 | |
16 | V. BottasSAUBER | 77 | 23 |
+1.837 1'18.827 |
0.160 | 224.192 | |
17 | G. ZhouSAUBER | 24 | 18 |
+2.139 1'19.129 |
0.302 | 223.336 | |
18 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | 22 |
+2.911 1'19.901 |
0.772 | 221.178 | |
19 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | 8 |
+3.060 1'20.050 |
0.149 | 220.767 | |
20 | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | 20 |
+4.069 1'21.059 |
1.009 | 218.018 |
McLAREN ainda melhor ou Red Bull 'BOTA ORDEM' na F1? RICO PENTEADO projeta GP em ÍMOLA | TELEMETRIA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #282 – Histeria contra Hulkenberg na F1 é justificável?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.