F1: Marko revela motivo para aposentadoria e afasta rumores de saída de Lambiase
Ex-conselheiro da equipe de Milton Keynes negou que Verstappen terá um engenheiro diferente em 2026
Depois de 20 anos de parceria, Helmut Marko deixará sua função como conselheiro da Red Bull na Fórmula 1 no fim do ano. Pela primeira vez após o anúncio, o fiel escudeiro de Max Verstappen revelou a razão pela qual decidiu se aposentar.
O austríaco desempenhou um papel fundamental na ascensão do tetracampeão mundial Sebastian Vettel e ajudou a Red Bull a garantir os serviços de Verstappen quando o jovem holandês estava na Fórmula 3.
Uma suposição comum era a de que Marko foi afastado por causa de seu discurso descontrolado na mídia, que às vezes estava em desacordo com o discurso de relações públicas da Red Bull e foi criticado quando o homem de 82 anos contribuiu involuntariamente para uma onda de abusos contra Andrea Kimi Antonelli após o GP do Catar deste ano.
No entanto, Marko confirmou à emissora austríaca ORF que a saída de sua função atual foi ideia sua, depois que uma temporada difícil de 2025 terminou em decepção, quando Verstappen perdeu o título por pouco para Lando Norris, da McLaren.
"Tivemos uma temporada difícil este ano", explicou Marko. "Ela foi particularmente complicada no meio. Estávamos 104 pontos atrás na Holanda. Depois, começamos uma recuperação que foi certamente única. Mas, infelizmente, não deu certo na última corrida. Perdemos o campeonato por dois pontos".
"Embora essa volta por cima tenha sido única, ainda assim foi uma decepção muito amarga. Ela nos atingiu de forma particularmente forte. Mesmo depois da corrida, senti que algo havia sido perdido".
Max Verstappen, Red Bull Racing, Helmut Marko, Red Bull Racing
Foto de: Mark Thompson / Getty Images
"Fiquei em Dubai na segunda-feira. Foi quando tomei minha decisão. Mesmo que tivéssemos vencido, teria sido um bom motivo para deixar o emprego. Mas agora, em retrospectiva, porque perdemos, também é um bom motivo".
Marko acrescentou que os novos regulamentos de chassi e unidade de potência da F1 para 2026 significavam que este era o momento perfeito para ele deixar o cargo, embora o ex-piloto não estivesse envolvido no projeto dos carros de F1 da Red Bull.
Marko também afastou os rumores de que o chefe de engenharia de corrida Gianpiero Lambiase, que também atua como engenheiro de corrida de Verstappen, poderia estar saindo também.
Perguntado se ele discutiu sua possível saída com Verstappen, de quem é muito próximo, Marko esclareceu: "Não conversei com ninguém, mas liguei para Oliver Mintzlaff, o gerente responsável da Red Bull, em Dubai, e perguntei se poderíamos nos encontrar brevemente. Foi planejado um tipo de jantar de campeonato. E nos encontramos antes do jantar.
"Eu disse a ele o que eu queria. Discutimos por um tempo se uma solução parcial ainda era possível. Eu disse que, se fosse para fazer isso, teríamos que fazer completamente".
Oliver Mintzlaff, diretor administrativo da Red Bull GmbH
Foto de: Michael Potts / Motorsport Images
"Isso aconteceu ad hoc. O outro acionista da família tailandesa também estava presente. Mas foi tudo muito amigável e correu muito bem.
"Max também deveria estar lá. Houve alguns problemas com seu voo, então ele não estava lá. Liguei para ele no dia seguinte. Não foi uma conversa normal. Havia uma certa melancolia no ar. Ele disse que nunca poderia ter imaginado que alcançaria tamanho sucesso".
A Red Bull comprou as equipes Jaguar e Minardi, nenhuma das quais jamais venceu um GP, antes das temporadas de 2005 e 2006, respectivamente. A equipe sediada em Milton Keynes conquistou 14 títulos mundiais - oito de pilotos e seis de construtores - e incríveis 130 vitórias em 418 GPs, mais do que qualquer outra equipe; a Mercedes tem 122 desde seu retorno em 2010. A equipe de Faenza, por sua vez, venceu duas corridas com a Toro Rosso e a AlphaTauri.
"Vamos tentar, talvez ganhemos um GP", Marko citou o cofundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, como tendo dito. O sucesso acabou se estendendo muito além do que parecia ser uma ambição ousada há 20 anos.
Reportagem adicional de Ruben Zimmermann
MARKO FORA da RED BULL, Norris CALA BOCAS, BAND na F1, Max MAIOR e ano de BORTOLETO | TIAGO MENDONÇA
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.