Fórmula 1 GP da Áustria

F1 - Marko vê manobra "desnecessária" de Pérez para ultrapassar Russell: "Alertamos que não era possível"

Chefe da Red Bull, Horner ainda lembrou que equipe austríaca não tem bom histórico com tentativas de ultrapassagem no local

Sergio Perez, Red Bull Racing, with Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Sergio Pérez teve seu GP da Áustria comprometido devido a um contato com George Russell ainda no início da prova da Fórmula 1. E segundo o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a manobra do mexicano para passar a Mercedes foi "desnecessária", revelando que ele foi alertado antes da prova que não tinha como fazer uma manobra naquele ponto.

Após a batida, Pérez foi obrigado a parar para trocar a asa dianteira, mas os danos ao seu RB18 eram muito grandes, forçando-o a abandonar ainda no primeiro terço da prova. O mexicano tentou defender sua manobra, afirmando que deu "espaço suficiente" para Russell, enquanto o piloto da Mercedes diz que o rival foi "audacioso".

Leia também:

E Marko parece estar mais com Russell neste caso. O consultor se mostrou decepcionado com Pérez, já que havia alertado ele sobre não tentar ultrapassar por fora na curva 4, devido aos antecedentes naquela parte da pista.

"Alertamos antes da largada que não era possível fazer [uma ultrapassagem] no lado externo da curva. Isso foi lamentavelmente desnecessário", disse Marko à Sky Sports Alemanha.

Pérez já acumulava uma experiência ruim nesse mesmo ponto do Red Bull Ring. No GP da Áustria do no passado, ele tentou passar Lando Norris, mas ficou sem espaço na pista e acabou caindo de quarto para décimo, levando a uma punição do piloto da McLaren.

Outro episódio conhecido da curva 4 envolve a Red Bull: a disputa entre Lewis Hamilton e Alex Albon em 2020, com o tailandês tentando ultrapassar por fora e acabando na brita.

"Infelizmente nosso histórico de ultrapassar Mercedes por fora na curva 4 não é particularmente bom", disse Christian Horner sobre o incidente de Pérez. Mas o chefe da Red Bull ainda defendeu a intenção do mexicano.

"Acredito que Pérez teve uma boa saída na curva 3. Vocês sabem, são pilotos que buscam o melhor. Mas, obviamente, no lado de fora da curva 4 depende de quem está no interior, a cooperação e o espaço. Já vimos isso em categorias de base. Há muito risco em ir por fora na curva 4".

PÓDIO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pilotos chamam limites de pista de "piada" após 43 infrações na Áustria
Próximo artigo F1: McLaren deve assumir parcela de culpa nos problemas de Ricciardo, diz chefe da equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil