F1 - Marko vê manobra "desnecessária" de Pérez para ultrapassar Russell: "Alertamos que não era possível"
Chefe da Red Bull, Horner ainda lembrou que equipe austríaca não tem bom histórico com tentativas de ultrapassagem no local
Sergio Pérez teve seu GP da Áustria comprometido devido a um contato com George Russell ainda no início da prova da Fórmula 1. E segundo o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a manobra do mexicano para passar a Mercedes foi "desnecessária", revelando que ele foi alertado antes da prova que não tinha como fazer uma manobra naquele ponto.
Após a batida, Pérez foi obrigado a parar para trocar a asa dianteira, mas os danos ao seu RB18 eram muito grandes, forçando-o a abandonar ainda no primeiro terço da prova. O mexicano tentou defender sua manobra, afirmando que deu "espaço suficiente" para Russell, enquanto o piloto da Mercedes diz que o rival foi "audacioso".
E Marko parece estar mais com Russell neste caso. O consultor se mostrou decepcionado com Pérez, já que havia alertado ele sobre não tentar ultrapassar por fora na curva 4, devido aos antecedentes naquela parte da pista.
"Alertamos antes da largada que não era possível fazer [uma ultrapassagem] no lado externo da curva. Isso foi lamentavelmente desnecessário", disse Marko à Sky Sports Alemanha.
Pérez já acumulava uma experiência ruim nesse mesmo ponto do Red Bull Ring. No GP da Áustria do no passado, ele tentou passar Lando Norris, mas ficou sem espaço na pista e acabou caindo de quarto para décimo, levando a uma punição do piloto da McLaren.
Outro episódio conhecido da curva 4 envolve a Red Bull: a disputa entre Lewis Hamilton e Alex Albon em 2020, com o tailandês tentando ultrapassar por fora e acabando na brita.
"Infelizmente nosso histórico de ultrapassar Mercedes por fora na curva 4 não é particularmente bom", disse Christian Horner sobre o incidente de Pérez. Mas o chefe da Red Bull ainda defendeu a intenção do mexicano.
"Acredito que Pérez teve uma boa saída na curva 3. Vocês sabem, são pilotos que buscam o melhor. Mas, obviamente, no lado de fora da curva 4 depende de quem está no interior, a cooperação e o espaço. Já vimos isso em categorias de base. Há muito risco em ir por fora na curva 4".
PÓDIO: Leclerc DERROTA Max na casa da RBR; Sainz tem carro em CHAMAS e Hamilton se recupera
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.