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F1: McLaren surpreende com 'asa assimétrica' para o GP da Holanda

Em tese, bico visto no MCL60 em Zandvoort não está dentro das regras, mas será que se trata de uma peça 'inacabada'? Veja análise do Motorsport.com

McLaren MCL60 front wing detail

Neste fim de semana, a Fórmula 1 coloca um ponto final às férias de agosto e retoma a ação da temporada 2023 com o GP da Holanda, em Zandvoort, onde se disputa a 13ª de 22 etapas deste ano. E a McLaren chega à etapa dos Países Baixos com uma solução aerodinâmica interessante...

Trata-se de uma asa 'assimétrica'. A pista holandesa não tem uma longa reta e predominam curvas à direita: assim, o time de Woking 'chegou' com uma asa dianteira muito particular, especialmente na parte entre os flaps dos dois lados, diversificando a busca por downforce. Cada lado é 'diferente'.

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Isso também representa uma 'provocação' por parte dos aerodinamicistas comandados por Peter Prodromou, já que os regulamentos impõem 'abas' iguais. Seria, então, a asa atualizada para a Holanda só o 'meio do caminho'? O Motorsport.com analisa o bico mais atarracado e perfilado.

A nova peça é mais e mais quadrada perto da entrada oval central, permitindo menos arrasto com um design mais perfilado na parte superior (veja abaixo). Tudo isso, é claro, sem a necessidade homologar um novo teste de colisão junto à FIA, pois só as formas não estruturais foram alteradas.

McLaren: le ultime due soluzioni di naso della MCL60

McLaren: as duas últimas soluções de nariz para o MCL60

Foto de: Giorgio Piola

Mas o aspecto mais interessante da imagem destaque desta matéria (após o subtítulo), obtida por Roberto Chinchero no paddock de Zandvoort, é a configuração aparentemente assimétrica da asa dianteira.

Enquanto o perfil principal é o mesmo em ambos os lados, o segundo elemento que sustenta o bico tem um bordo de fuga (na foto, parte à direita do trecho azul da asa) que segue o curso curvilíneo das duas últimas abas, mas numa solução diferente da do lado oposto.

No lado direito do carro (esquerdo para quem está olhando para a foto), os dois elementos têm uma 'corda' larga com um design quase linear, enquanto no outro lado podemos observar a aba ajustável que tem a largura máxima na parte central arqueada e, em seguida, uma 'protuberância' maior na parte mais externa. É uma provocação ou simplesmente uma asa que ainda não foi concluída?

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

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