F1: Norris entende problemas de Ricciardo na McLaren
Mesmo a mais tempo com a equipe, britânico revela também ter encontrado dificuldades para pilotar o MCL36
Daniel Ricciardo teve uma difícil temporada na Fórmula 1 até agora, aparecendo entre os dez primeiros apenas duas vezes. O australiano marcou 15 pontos em dez corridas, enquanto Lando Norris soma 58. Contudo, o britânico compreende, em partes, as dificuldades enfrentadas pelo companheiro de equipe.
Norris admite que o carro tem particularidades que o tornam complicado de domar e requerem uma técnica especial.
"Eu consigo entender em alguns pontos," disse quando perguntado sobre as dificuldade de Ricciardo. "Porque eu sinto que nosso carro é um carro difícil de pilotar.
"Tivemos nossas características nos últimos anos e até mesmo Carlos [Sainz] disse isso, eles [os carros] são bastante específicos e únicos.
"Então, alguns estilos de pilotagem que você precisa, não são aqueles que você cresceu aprendendo, então depois você precisa adapta-los um pouco.
"Ano passado, eu diria que tivemos mais disso e não é uma coisa fácil de se adaptar, como segurar o freio em algumas curvas onde você sente que não quer e depois, fazer o oposto disso.
"Não é uma coisa óbvia sobre como pilotar o carro em cada curva."
Norris ainda insiste que não foi fácil para ele se adaptar ao carro, apesar de seu longo contrato com a McLaren.
"É o mesmo para mim," ele disse. "Especialmente este ano, o carro é muito diferente. Algumas das características que tínhamos no ano passado se foram e introduzimos novas. Eu tive que mudar meu estilo de pilotagem.
"Então, ao mesmo tempo, tive que me adaptar a isso. Não é porque eu estive com a McLaren nos últimos quatros anos que eu conheço esse carro completamente, eu lutei no começo da temporada com meu estilo de pilotagem até um pouco mais que Daniel no começo, nos primeiros testes, e eu senti que precisava me adaptar um pouco.
"Então eu entendo certas partes [das dificuldades de Ricciardo]."
Lando Norris, McLaren
Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Norris disse que está feliz em ajudar o australiano, se puder.
"Nós olhamos nossos dados o tempo todo. Fazemos perguntas um ao outro o tempo todo. Não é algo que você queira fazer, vamos dizer, fazer perguntas a outra pessoa, mas nos ajudamos o máximo que podemos.
"Existem inúmeras coisas que ele faz muito bem, eu continuo aprendendo com ele e usando os ensinamentos para o meu lado, para minha pilotagem, configurações do carro e coisas assim.
"Mas eu estou feliz se ele tiver perguntas a me fazer sobre como me sinto no carro e assim por diante. Mas, ao mesmo tempo, alguns dos meus sentimentos não são traduzidos para os dele e como nós pilotamos o carro é um pouco diferente também.
"Não me importo com tanta instabilidade do carro e mais acerto na frente e ele prefere um mais estável e, talvez, saindo um pouco menos de frente.
"Não é fácil dizer eu faço, faço aquilo e não é fácil, também, dizer o que fazer ou vice versa. Mas não há mal nenhum nisso: nos ajudar o máximo que pudermos."
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.