F1: "Nossa intenção é lutar pelo título até o fim da década", diz Wheatley sobre projeto da Audi
Chefe de equipe falou sobre preparação do time para a estreia e comentou ambições e expectativas para os próximos anos

Sauber Team Principal Jonathan Wheatley
Foto de: Kym Illman - Getty Images
Em 2026, a Fórmula 1 passará por uma série de mudanças significativas, entre mudanças no regulamento e chegada de novas potências do mercado automotivo. Um desses nomes é a Audi, marca alemã que, desde o ano passado, controla a Sauber e, na próxima temporada, estará na categoria com o próprio nome e identidade visual.
Em entrevista ao jornal Japan Times, o chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, falou sobre a preparação do time para a estreia como Audi e as ambições e expectativas para os próximos anos. "Acredito que estamos no caminho. Sabe, temos um plano ambicioso pela frente. Nossa intenção é disputar vitórias e campeonatos até o final da década e temos um caminho agressivo para chegar lá".
"Os três pilares do envolvimento da Audi são motores altamente eficientes, combustíveis totalmente sustentáveis e tecnologia híbrida avançada, e é isso que será introduzido no próximo ano. Estamos muito empolgados com o que vai acontecer no ano que vem: unir o chassi e a unidade de potência pela primeira vez, ligar um carro de F1 da Audi pela primeira vez", continuou.
Wheatley fez parte da Red Bull por 18 anos, onde entrou como mecânico-chefe e, durante os dois períodos de conquista de títulos da equipe austríaca, atuou como diretor esportivo. Toda essa experiência será levada para a Audi, mas o chefe de equipe reconhece que é preciso calma e estratégia ao montar um time.
"Eu mantinha meus olhos e ouvidos bem atentos e usava a boca na mesma proporção desses dois, desde o começo. Se você traz ideias demais, filosofias demais, tenta mudar muita coisa, é um equilíbrio delicado no automobilismo...Uma equipe de corrida é como uma família. Há momentos em que vocês se desentendem, e momentos em que tudo corre bem. Acho que minha experiência me mostra quando é o momento certo de agir", disse.
"O que eu procuro é uma melhoria contínua. Quero que estejamos constantemente analisando: como podemos melhorar? Como tomamos as decisões certas de forma consistente em situações de alta pressão?", acrescentou. "As equipes contra as quais estamos competindo têm força e profundidade em todas as áreas. Estamos desafiando a Ferrari, a Red Bull, a McLaren, a Mercedes".
"Somos agentes de transformação. Temos que ser — não vamos chegar onde queremos apenas jogando o jogo como todo mundo. Temos que fazer as coisas de forma diferente. Estamos aqui sentados na garagem 10, e nosso objetivo é estar na garagem 1", finalizou.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.