Fórmula 1 GP de Abu Dhabi

F1- Orgulhoso do comportamento pós-corrida, Hamilton volta a falar sobre 2021: "Roubado"

Ainda afetado pela maneira como as voltas finais ocorreram no GP de Abu Dhabi de 2021, Lewis Hamilton continua orgulhoso da maneira como lidou com o momento, principalmente ao ir parabenizar Max Verstappen

Lewis Hamilton, Mercedes, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, congratulate each other in Parc Ferme

Mais de dois anos após o incidente, o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 continua sendo um momento amargo na carreira de Lewis Hamilton. No momento em que o inglês estava a caminho da vitória e do oitavo título mundial, Nicholas Latifi saiu da pista, o que levou o safety car a intervir. Max Verstappen, que estava em segundo lugar na ocasião, foi para os boxes e colocou pneus macios novos, enquanto Hamilton permaneceu com pneus duros desgastados.

Leia também:

A corrida estava se encaminhando para um final com Safety Car, mas a FIA insistiu em reiniciá-la. Para que isso fosse possível, o diretor da corrida, Michael Masi, autorizou que os retardatários entre Hamilton e Verstappen se separassem, permitindo um duelo entre os dois homens, mas, para economizar tempo, os outros retardatários permaneceram na mesma posição, privando Carlos Sainz da chance de entrar na briga, o que foi um desvio da prática habitual. Masi também decidiu reiniciar a corrida no final da mesma volta, deixando Hamilton e Verstappen lutando por uma volta, ao contrário do procedimento habitual.

O resto da história é conhecido. Com seus pneus melhores, Verstappen ultrapassou Hamilton com facilidade para vencer a corrida e, mais importante, seu primeiro título mundial. O clã Mercedes expressou sua raiva pelo que aconteceu, mas o heptacampeão preferiu permanecer em silêncio por várias semanas. A FIA iniciou uma investigação e confirmou erros no procedimento aplicado no final da corrida.

Ao longo dos meses e anos, Hamilton tentou se distanciar o máximo possível dos acontecimentos, embora reconheça um momento "desolador e devastador" em 2021. Ele ainda sente que sofreu uma injustiça, mas continua orgulhoso da maneira como lidou com a situação, indo parabenizar Verstappen após a chegada.

"Fui roubado? Obviamente", disse o britânico à GQ. "Vocês conhecem a história, mas o que foi realmente bonito naquele momento, o que eu tirei de lição, foi que meu pai estava comigo e nós passamos por essa montanha-russa da vida juntos, com altos e baixos."

Lewis Hamilton avec son père Anthony après l'arrivée du GP d'Abu Dhabi 2021

Lewis Hamilton com seu pai Anthony após o final do GP de Abu Dhabi de 2021.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

"No dia em que mais doeu, ele estava lá, e a maneira como ele me criou foi sempre de pé, de cabeça erguida. E, obviamente, fui parabenizar Max e não sabia das consequências que isso teria, mas estava realmente ciente de que havia um mini-eu observando."

"Foi o momento decisivo de minha vida. Eu realmente acho que foi, eu senti isso. Não sabia como seria percebido. É como se eu não tivesse visualizado. Mas eu estava realmente ciente disso: aqueles 50 metros que eu iria caminhar me levariam a cair e morrer ou a me levantar novamente."

Agora tudo isso são águas passadas, mas a lesão ainda não desapareceu completamente para Hamilton: "Se eu vejo imagens, ainda as sinto. Mas estou em paz com isso."

O que Hamilton não sabia na noite de Yas Marina era que ele passaria duas temporadas sem uma única vitória ao volante de sua Mercedes. Ele ficou surpreso com o apoio inabalável que recebeu: "Meus fãs estão realmente lá até a morte. No começo, eu não conseguia entender: "Pessoal, não estou mais ganhando nada! Mas percebi que não é fácil se identificar com alguém que sempre termina em primeiro lugar. É inspirador."

La voiture de sécurité, Lewis Hamilton, Mercedes W12, Lando Norris, McLaren MCL35M, Fernando Alonso, Alpine A521, et le reste des monoplaces

O carro de segurança na frente de Lewis Hamilton antes de os retardatários retornarem à volta

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"É COMENTARISTA PORQUE NÃO FOI CAMPEÃO": A TRETA de Alonso e Herbert, comissário da F1 na Austrália

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Vincent Lalanne-Sicaud
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kimi Antonelli tem data de estreia marcada com carro da F1
Próximo artigo RETA FINAL: Hamilton roubado? F1 será vendida com compra da MotoGP pela Liberty?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros